Tipos de Câncer

Leucemia Mielomonocítica Crônica (LMMC)


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A medula óssea

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/05/2014 - Data de atualização: 14/07/2022


A medula óssea é um tecido esponjoso, localizado na parte interna e central dos ossos, onde são produzidas as células sanguíneas. Uma pequena fração dessas células é um tipo especial de célula conhecida como células-tronco. As células-tronco do sangue são as responsáveis pela produção de todas as células sanguíneas no interior da medula óssea. Nesse processo, se desenvolvem em um dos três tipos principais de células.

  • Glóbulos vermelhos. Os eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todos os outros tecidos do corpo.
     
  • Glóbulos brancos. Os leucócitos ou glóbulos brancos são células de defesa, que ajudam o organismo a combater infecções.
  1. Linfócitos. Os linfócitos são as células que formam o tecido linfoide, que têm como principal função manter a imunidade. Alguns tipos de linfócitos produzem os anticorpos que ajudam o corpo a combater os germes. Outros tipos destroem diretamente os germes invasores, produzindo substâncias tóxicas que danificam as células.
  2. Granulócitos. Os granulócitos são células de defesa do organismo e são denominados assim devido a terem grânulos em sua estrutura. Esses grânulos contêm enzimas e outras substâncias que podem destruir micróbios, como as bactérias. Existem três tipos de granulócitos: neutrófilos, basófilos e eosinófilos, que se distinguem pelo tamanho e cor dos seus grânulos.
  3. Monócitos. Os monócitos são um tipo de células brancas do sangue, relacionadas com os granulócitos, que também ajudam a proteger o organismo contra bactérias. Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos, e são os responsáveis pela proteção dos tecidos.
  • Plaquetas. As plaquetas são células pequenas responsáveis pela coagulação sanguínea.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive