Tipos de Câncer

Câncer de Glândula Suprarrenal


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Glândula Suprarrenal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/05/2013 - Data de atualização: 25/01/2017


As suprarrenais ou adrenais são pequenas glândulas que ficam acima de cada um dos rins. Os rins estão localizados na parte posterior e superior do abdome.


A glândula adrenal tem duas partes. A parte externa, denominada córtex, que é onde a maioria dos tumores se desenvolve e  tem a função de produzir hormônios  que têm uma estrutura química similar  denominados esteroides. Eles são:

  • Cortisol. Provoca alterações no metabolismo que ajudam o organismo a lidar com o estresse.

  • Aldosterona. Ajuda os rins a regular a quantidade de sal no sangue e ajuda a regular a pressão sanguínea.

  • Andrógenos Adrenais. São hormônios que podem ser convertidos para as formas mais comuns dos hormônios sexuais estrogênio e testosterona em outras partes do corpo. A quantidade desses hormônios produzidos pela glândula suprarrenal é normalmente pequena se comparado com o que é produzido em outras partes do corpo. Os testículos produzem a maior parte dos andrógenos (hormônios masculinos) em homens. Os ovários produzem a maioria dos estrogênios (hormônios femininos) em mulheres.

A parte interior da glândula adrenal, denominada medula, é realmente uma extensão do sistema nervoso. Os hormônios do sistema nervoso, tais como a norepinefrina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina) são produzidos na medula. Os tumores que começam na medula adrenal incluem os feocromocitomas e os neuroblastomas.

Fonte: American Cancer Society (25/02/2015)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive