Tipos de Câncer

Tumores Pituitários


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Glândula Pituitária

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/01/2014 - Data de atualização: 04/06/2017


A glândula pituitária ou hipófise é uma pequena glândula localizada em um espaço ósseo chamado sela túrcica. A hipófise está conectada diretamente ao hipotálamo, proporcionando um elo entre o cérebro e o sistema endócrino.


A glândula pituitária é dividida em duas partes: a anterior e a posterior, cada uma com funções diferentes.

Hipófise Anterior

A maioria dos tumores da hipófise se inicia na parte anterior da glândula pituitária. Ela produz vários hormônios que controlam outras glândulas endócrinas.

  • Hormônio do Crescimento. Promove o crescimento corporal durante a infância. Normalmente, os adultos produzem apenas pequenas quantidades de hormônio do crescimento. Se um adulto produz hormônio do crescimento em excesso, os ossos das mãos, pés e face continuarão crescendo fazendo com que as características físicas normais percam sua simetria e tamanho habitual. Esta condição é chamada acromegalia.

  • Hormônio Estimulante da Tireoide (TSH). Estimula o crescimento da glândula tireoide e a liberação de hormônios pela glândula. Regula o metabolismo.

  • Hormônio Adrenocorticotropina. Faz com que as glândulas suprarrenais parem de crescer e produzam hormônios esteroides.

  • Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Nas mulheres, regulam a ovulação e a produção de estrogênio e progesterona. Nos homens, LH e FSH controlam a produção de testosterona e de espermatozoides pelos testículos.

  • Prolactina. Encarregada da produção de leite na mama feminina. A sua função em homens não é conhecida.

Hipófise Posterior


A hipófise posterior é onde os hormônios produzidos pelo hipotálamo são armazenados e liberados na corrente sanguínea.

  • Vasopressina (Hormônio Antidiurético). Faz com que o rim retenha água no corpo e não elimine tudo na urina. Sem vasopressina, a pessoa ficaria desidratada. Esta condição é chamada diabetes insípida.

  • Ocitocina. Faz com que o útero se contraia durante o parto e os seios liberem o leite, quando a mulher amamenta.

Os tumores raramente se formam na pituitária posterior.

Fonte: American Cancer Society (17/12/2014)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive