Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia

A genética do câncer é revelada

• - Data de cadastro: 22/04/2020 - Data de atualização: 22/04/2020

Até o mês passado, a ciência conhecia apenas 1% das informações genéticas do câncer. Finalmente descobrimos os outros 99%. Esse é um pequeno resumo de uma pesquisa grandiosa publicada recentemente no periódico científico Nature. No total, foram produzidos 23 artigos diferentes, que contaram com a contribuição de 1 300 pesquisadores de 37 países, num trabalho que durou uma década.

Essa turma analisou o genoma de 2 600 amostras de câncer de 38 tipos diferentes. A partir desses dados, é possível pensar num futuro com exames para diagnóstico e terapias medicamentosas ainda mais certeiros e efetivos.

“Novos métodos permitirão identificar mutações que ocorreram anos, às vezes décadas, antes do aparecimento da doença em si”, destaca o médico Alessandro Leal, do Comitê de Genômica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc).

Fonte: Saúde é Vital