A busca pelo diagnóstico no SUS em fase de pandemia

Após emagrecer quase 12 quilos e começar a sentir dores, André Batista Albuquerque, de 63 anos, deu início a uma investigação de câncer de pulmão. Em 18 de março, ele fez uma tomografia na rede particular e foram identificados dois nódulos que precisariam ser biopsiados. Ele então procurou um posto de saúde para poder realizar o exame de confirmação do diagnóstico, porém o clínico geral lhe deu um encaminhamento para passar com um pneumologista.

A consulta com o especialista foi agendada por duas vezes no AME Jardim dos Prados, porém nas duas ocasiões foi desmarcada por causa da pandemia de coronavírus. Foi quando a nora de André, Helena Albuquerque, entrou em contato conosco pelo Canal Ligue Câncer (0800 773 1666) para saber se haveria algum hospital no qual pudessem levar seu sogro, pois ele estava cada dia mais debilitado. 

"A gente conseguiu pagar pela tomografia, mas a biópsia era muito cara e precisamos voltar para o SUS. Mas toda vez que tinha consulta agendada, dava dois dias antes e ligavam desmarcando por causa da situação que estamos vivendo com o coronavírus. Eu estava desesperada de ver meu sogro definhando", conta Helena.

Orientação qualificada 

A equipe do nosso 0800 orientou que Helena enviasse um e-mail para a UBS com cópia para a Secretaria de Saúde a fim de explicar a situação e tentar uma consulta com o pneumologista. Neste meio tempo, nossa equipe fez contato com o Hospital Vila Santa Catarina para tentar inseri-lo na regulação. 

Logo após a ligação, André passou mal e foi levado ao Hospital Pedreira e de lá foi transferido para o Vila Santa Catarina, onde o paciente passou por uma consulta com o especialista e teve sua biópsia agendada para 24 de abril. 

Na data marcada, André passou por uma nova tomografia, além da biópsia, e após a consulta com o oncologista, recebeu a confirmação do tumor. No dia 6 de maio, André deu início ao tratamento com quimioterapia oral. 

"Há algum tempo eu investiguei um câncer na tireoide e foi quando conheci o Oncoguia, através do site, pesquisando depoimentos de pacientes. No meu caso acabou não dando nada. Mas lembrei de vocês quando começamos a investigar o caso do meu sogro. A atenção de vocês faz muita diferença. A Vilmena foi muito atenciosa e nos liga uma vez por semana para saber como meu sogro está. Eu trabalho na área da saúde, mas em uma hora como essa, a gente fica perdido e a orientação de vocês faz muita diferença", conclui Helena. 

E você sabia que existe uma lei que determina que em casos como o de André, quando a principal suspeita é de câncer, o paciente tem o direito de realizar exames de diagnóstico em um prazo de até 30 dias após solicitação médica? A lei foi sancionada em 2019 e entrou em vigor recentemente, em abril de 2020. Que saber mais? Acesse aqui.

E se você precisa de orientação ou acolhimento, entre em contato conosco pelo canal Ligue Câncer no número 0800 773 1666.
 

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