top
Tipos de Câncer

Câncer de Bexiga


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio
  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Bexiga

  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 09/05/2012


A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada. A urina é produzida pelos rins e transportada para a bexiga através dos ureteres.
 
Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada pela uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina. Nos homens, a uretra é mais longa, e passa através da próstata e do pênis.
 
 Sistema Urinário  Feminino
 
Sistema Urinário Masculino 
 

A parede da bexiga é formada por várias camadas. O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição. Debaixo do urotélio tem uma fina camada de tecido conjuntivo chamada lâmina própria. A camada seguinte é de tecido muscular denominada muscular própria. Além deste músculo, outra zona de tecido conjuntivo adiposo separa a bexiga dos órgãos adjacentes.
 
Estas camadas são muito importantes para a compreensão do câncer de bexiga. A maioria dos cânceres de bexiga começa no urotélio. Quando o câncer de bexiga cresce através das outras camadas da bexiga, torna-se difícil de tratar.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2014 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive