A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres.
Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina. Nos homens, a uretra é mais longa, e passa através da próstata e do pênis.
A parede da bexiga é formada por várias camadas. O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição. Debaixo do urotélio tem uma fina camada de tecido conjuntivo chamada lâmina própria. A camada seguinte é de tecido muscular denominada muscular própria. Além deste músculo, outra zona de tecido conjuntivo adiposo separa a bexiga dos órgãos adjacentes.
Essas camadas são muito importantes para a compreensão do câncer de bexiga já que a maioria dos cânceres de bexiga começa no urotélio.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/01/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.