top
De Paciente

para Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

8 coisas que as pessoas com câncer, realmente querem dizer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


Um diagnóstico de câncer é difícil para todos. Além de lidar com o tratamento os pacientes precisam conviver com todos os estereótipos e equívocos sobre o que realmente significa ter um diagnóstico de câncer. Aqueles que acompanham todo o processo podem muitas vezes cometerem algumas "gafes”, como acreditar que sabem o que o paciente está passando ou saberem exatamente o que dizer quando ele conta o diagnóstico.

E se você realmente acredita que precisa fazer algo, é importante que saiba que muitas vezes, alguns pacientes não se sentem confortáveis em "dizer como estão”. Além do medo de parecerem rudes e insensíveis, eles ainda se sentem intimidados por sentirem que o diagnóstico pode trazer, junto aos desafios, um belíssimo atestado de "mal humorado” e também se frustram quando as pessoas falam coisas erradas. Compreendemos que é difícil para os amigos e familiares saberem exatamente o que dizer, bem como ‘quando’ e ‘como’ fazê-lo. Mas, quando se trata de câncer, ser honesto com nossos sentimentos é a melhor solução para todos os envolvidos.

1. O novo "normal” é assustador
Realmente assustador. Então não desapareça quando o tratamento terminar! Precisamos de você e agora mais do que nunca!

2. O câncer não é contagioso
Você não precisa nos evitar, tá? E se pensar que não deve se aproximar por medo de não saber exatamente o que falar, saiba que um simples abraço poderá resolver muita coisa.

3. Tudo pode piorar
Não me diga que você "sabe o que estou sentindo” se esse momento chegar.

4. Se você não pode lidar com isso, não tenho tempo para você
Então se você for embora, não tente voltar quando eu estiver novamente saudável.

5. A experiência com o câncer é individual
Pensando nisso, que tal uma pausa em assuntos mais pesados? Se você puder evitar de falar do seu primo, da sua cunhada ou daquela vizinha que morreram de câncer, isso realmente ajudaria muito!

6. Transtorno psicótico por químio é real
E, assim como a nossa falha de memória, é difícil de lidar. Por favor, seja paciente comigo. Não é exatamente com essa imagem que eu gostaria de ser lembrado...

7. O câncer não me define
Então, por favor, conversemos sobre outra coisa! Ainda sou eu.

8. Viver com câncer é uma montanha-russa emocional

Do tipo que te pendura de ponta cabeça e te deixa vermelho! Mas, sim, a gente tenta ser otimista na maior parte do tempo...


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive