Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

63% dos brasileiros escolhem o Câncer como doença que deve ser prioridade para o Governo, revela pesquisa Oncoguia/Datafolha

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/05/2022 - Data de atualização: 03/05/2022


63% dos brasileiros escolheram o Câncer como a doença que deve ser tratada como prioridade pelos Governos. Os dados foram revelados na pesquisa Datafolha/Oncoguia "Percepções da População Brasileira sobre o Câncer", que será comentada na abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia,
nesta terça-feira (26).

O evento acontece até o próximo dia 29, e reúne virtualmente os protagonistas do setor para debater os principais gargalos no acesso ao diagnóstico precoce, e apresentar propostas efetivas para uma
oncologia mais sustentável e justa.

Encomendado pelo Instituto Oncoguia e realizado em parceria com o DataFolha, o estudo tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos). Foram realizadas 2.099 entrevistas em 151 municípios brasileiros.

A pesquisa foi desenvolvida sob três pilares: as percepções dos brasileiros diante da palavra câncer, a proximidade da doença com os brasileiros e a relevância do câncer como questão de saúde no Brasil.

Quando questionados sobre o que vem à mente diante da palavra câncer, 42% dos brasileiros trouxeram sentimentos negativos, com muitas menções a palavra morte e morrer. Palavras como "Doença", "dor", "medo", "tristeza" e "sofrimento" são outras que aparecem com maior frequência.

Menções a "tratamento" e "cura" foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados, respectivamente. "Esse dado nos mostra o quanto precisamos seguir conscientizando a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tantas novidades no mundo do câncer.

"Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde. Essa percepção negativa do câncer pode ser paralisante e impedir que
as pessoas se cuidem adequadamente, procurem ajuda diante de sintomas e até se afastem de pessoas enfrentando a doença e precisando de ajuda", destacou a Presidente do Instituto, Luciana Holtz, na palestra de abertura do evento.

Conforme esperado, o câncer está cada vez mais próximo da população, segundo o estudo, 8 em cada 10 brasileiros já tiveram algum conhecido com câncer e 4 em cada 10, já tiveram ou têm algum familiar com a doença. 5% declararam ser o próprio paciente.

De forma pioneira e inédita, a pesquisa perguntou aos brasileiros, dentre as DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), quais devem ser "as" doenças priorizadas pelo governo. 63% da população escolheu o câncer em primeiro lugar e diante da somatória dos 3 primeiros indicados, esse número sobe para 84%.

Em segundo lugar, com 8%, figura a preocupação da sociedade com o consumo abusivo de álcool e doenças cardiovasculares. "Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorize. Que este
contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas", concluiu.

Confira abaixo na íntegra os resultados da pesquisa:

Serviço:

O 12º Fórum Nacional Oncoguia acontece de 26 a 29 de abril. De forma 100% on-line, o encontro reúne os protagonistas do setor para debater os desafios, apontar estratégias e soluções em favor da promoção de uma oncologia mais efetiva, que realmente priorize o que importa para o
paciente. 

Sobre o Oncoguia

O Oncoguia é uma ONG que apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível. 

Atendimento Oncoguia (nacional e gratuito): 0800 773 1666.
Saiba mais: www.oncoguia.org.br

Informações para imprensa
Deborah Rezende
deborah@dehlicom.com.br 
Tel. (11) 97020.6159



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive