Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

6º Fórum de Oncologia Pediátrica discute políticas públicas para o câncer infantil 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/08/2021 - Data de atualização: 06/08/2021


O Instituto Desiderata realiza até o dia 14 de agosto, o 6º Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP). O evento bienal tem como objetivo propor ações em rede que contribuam para o diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade para crianças e adolescentes. O câncer infantojuvenil é a doença que mais vitima crianças e adolescentes no Brasil.

Pela primeira vez o FOP será realizado virtualmente e estará aberto para pessoas de todo o Brasil, criando as condições ideais para uma grande mobilização no fortalecimento de políticas públicas para o câncer infantil. Para a Diretora Executiva do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques, este será o grande propósito e diferencial do evento. “Pretendemos sair deste encontro não apenas com um debate maior, mas também com prioridades definidas para subsidiar um plano nacional, que permita avançarmos de maneira mais equitativa no enfrentamento ao câncer infantil”.

A coordenação científica do evento é da chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Inca, Sima Ferman, e a comissão organizadora é formada por profissionais referência de todas as regiões do Brasil. O FOP conta também com a participação de outros importantes nomes da oncologia pediátrica no Brasil, como Nathalia Grigorowski (Inca, RJ), Luiz Fernando Lopes (Hospital do Amor de Barretos), Joaquim Caetano (Hospital Santa Casa, MG), Alayde Wanderley (Hospital Oncológico Infantil, PA), Neviçolino (Sobope) e Karina Ribeiro (Opas).

A transmissão será feita por uma plataforma que permitirá ao participante acompanhar o evento ao vivo, participando de palestras e debates com especialistas. Além dos diversos espaços de troca, como palestras, encontros temáticos, cursos e uma oficina, a plataforma possibilitará também a interação individual entre os participantes.

No último dia do FOP, será realizada uma oficina que terá como objetivo definir prioridades em cinco eixos temáticos importantes para a elaboração de um plano nacional de câncer pediátrico: acesso ao sistema de saúde, monitoramento e avaliação, cuidados paliativos, qualificação do tratamento e estratégias de advocacy.

Desde a sua primeira edição, em 2011, o Fórum de Oncologia Pediátrica já recebeu mais de 1800 participantes, 183 palestrantes nacionais e internacionais e abordou 67 temas na área da oncologia infantojuvenil. A edição deste ano conta com as parcerias institucionais com OPAS, INCA, CONIACC e SOBOPE e o patrocínio do St Jude Children’s Research Hospital (EUA) e Oncologia D’or.

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui. 

Sobre o Desiderata

Fundado em 2003,  no Rio de Janeiro, o Instituto Desiderata constrói uma história inovadora de atuação conjunta com gestores públicos e organizações buscando soluções que garantam a prevenção, diagnóstico precoce  e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. Realiza ações de mobilização, capacitação de profissionais de saúde, humanização do tratamento e produção e disseminação de conhecimento na área, com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer e prevenção da obesidade infantil. 

Fonte: Assessoria Desiderata 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive