top
De Paciente

para Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

6 Dicas para dormir para pacientes com câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/07/2016 - Data de atualização: 11/07/2016


Eu era um desses garotos estranhos que nunca brigou para ir dormir. Se ficava cansado, por exemplo, me arrastava até o quarto e se meus pais estivessem ocupados, ia sozinho mesmo pra cama.

A verdade é que eu gosto muito de dormir. Realmente nunca poderia passar a noite em claro, nem quando jovem, nem sob a pressão extrema da faculdade. Nunca festejei até o amanhecer... Afinal, isso atrapalharia o meu sono!

Aí... Veio o câncer... E, de repente, não conseguia mais dormir. Minha mente não parava. Eu ficava acordado, revirando na cama... Meia-noite... 1h... 2h.. Confesso que foi terrível durante a quimioterapia e minha equipe médica explicou que os distúrbios do sono eram incrivelmente comuns entre nós, pacientes com câncer.

Agora, cinco anos após o tratamento e seis pós-diagnóstico, ainda tenho muitos problemas para dormir. E, para piorar a situação, acho que agora preciso de muito mais horas de sono do que antes – preciso de pelo menos 9h por noite para me sentir bem e disposto!

Entretanto, as coisas não andam tão complicadas quanto parecem. Por isso, separei algumas dicas que me ajudam nesse processo de ter essas benditas 9h de sono:

  • Aceite ajuda. E não se sinta mal por isso. Se você está em tratamento, converse com seu médico sobre tomar algo para induzir o sono.

  • Uma vez passado o tratamento, peça ajuda ao seu médico para o desmame lento desses remédios para dormir. A longo prazo, essas pílulas para dormir podem dificultar ainda mais o sono e não melhorá-lo.

  • Em uma cultura tão agitada como a nossa de 24/7, tente manter um horário regular de sono. Isso quer dizer: ir para a cama no mesmo horário todas as noites e acordar a mesma hora pela manhã. É possível, acredite!

  • De novo, sei que é difícil no mundo moderno, mas tente jantar mais cedo, por exemplo, entre 18h - 19 h. Isto dará ao seu corpo tempo suficiente para finalizar o processo de digestão antes de dormir - o que pode até ser uma vantagem, pois algumas pessoas dizem que comer mais cedo também ajuda no controle do peso.

  • As novelas são um ótimo programa, mas desligue a televisão pelo menos 1 hora antes de dormir. Eu costumo ler algo... Ou ouço um áudio-livro com a luz apagada.

  • É impossível deitar e não ligar o celular para acompanhar as redes sociais, não é mesmo? Não posso proibi-lo de algo do gênero (até porque faço isso todas as noites). Então, se você tem uma tela acessa, defina a luz de fundo para nível mais baixo (é um recurso dos aparelhos, geralmente nas configurações).

Eu tento fazer todas essas coisas e, em vez de ter problemas de sono todas as noites, agora me sinto meio embriagado de sono no dia seguinte apenas uma vez por semana. Vale o esforço. Faça uma tentativa.

Por R.P.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive