top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[5º FÓRUM] Ouvidoria, espaço de diálogo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2015 - Data de atualização: 30/10/2015


A Ouvidoria é um importante instrumento de democracia participativa, com potencial de transformar a necessidade individual em um bem coletivo. "A ouvidoria é o cidadão demonstrando sua insatisfação”, afirma Vera Peruch (foto), Ouvidora do SUS no Estado do Espírito Santo, que durante o 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia promovido pelo Instituto Oncoguia destacou o papel da ouvidoria no apoio ao paciente oncológico. A prática cotidiana revela uma demanda crescente pelos serviços de Ouvidoria, concebidos como uma verdadeira ponte entre o cidadão e as instituições. No âmbito do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria pode assumir diferentes contribuições, principalmente a de apontar para os gestores da saúde questões que podem ser repensadas para melhorar o sistema.

Ao procurar a ouvidoria, o paciente não quer apenas ser ouvido. Ele busca ajuda. Vera salienta que para exigir, o cidadão precisa conhecer seus direitos. E o papel fundamental da ouvidoria é oferecer as condições para o paciente reivindicar um direito que existe, que é constitucional. "Precisamos empoderar o paciente, transformá-lo em sujeito de direito. Não podemos tutelar o cidadão, mas mostrar o caminho que ele pode percorrer para ter efetivado o seu direito”, diz.

Por Sergio Azman/OncoNews



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive