top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[5º FÓRUM] Ouvidoria, espaço de diálogo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2015 - Data de atualização: 30/10/2015


A Ouvidoria é um importante instrumento de democracia participativa, com potencial de transformar a necessidade individual em um bem coletivo. "A ouvidoria é o cidadão demonstrando sua insatisfação”, afirma Vera Peruch (foto), Ouvidora do SUS no Estado do Espírito Santo, que durante o 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia promovido pelo Instituto Oncoguia destacou o papel da ouvidoria no apoio ao paciente oncológico. A prática cotidiana revela uma demanda crescente pelos serviços de Ouvidoria, concebidos como uma verdadeira ponte entre o cidadão e as instituições. No âmbito do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria pode assumir diferentes contribuições, principalmente a de apontar para os gestores da saúde questões que podem ser repensadas para melhorar o sistema.

Ao procurar a ouvidoria, o paciente não quer apenas ser ouvido. Ele busca ajuda. Vera salienta que para exigir, o cidadão precisa conhecer seus direitos. E o papel fundamental da ouvidoria é oferecer as condições para o paciente reivindicar um direito que existe, que é constitucional. "Precisamos empoderar o paciente, transformá-lo em sujeito de direito. Não podemos tutelar o cidadão, mas mostrar o caminho que ele pode percorrer para ter efetivado o seu direito”, diz.

Por Sergio Azman/OncoNews



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive