Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

5 alimentos que podem aumentar o risco de câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/10/2021 - Data de atualização: 01/10/2021


A alimentação influencia diretamente na saúde, por isso, manter uma dieta balanceada é essencial. Hábitos alimentares pouco saudáveis ​​e escolhas inadequadas podem desencadear doenças hepáticas, renais, cardíacas e oncológicas. Enquanto algumas dessas condições podem ser tratadas, outras podem ser fatais, como o câncer.

As células cancerígenas podem se desenvolver por diversos motivos, como sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e até alimentação inadequada. Evitando esses hábitos é possível diminuir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Para te ajudar a focar nisso, listamos cinco alimentos que podem propiciar o aumento das células cancerígenas; veja. As informações são do jornal “The Times of India”.

Carne processada

Proteínas animais, como carnes vermelhas, aves, peixes e ovos são saudáveis, desde que sejam consumidas com moderação. Esses alimentos em forma processada — salga, cura, fermentação, defumação, entre outros —, para conservar e realçar o sabor, não são boas opções e podem refletir em problemas que variam de ganho de peso ao câncer colorretal. Isso acontece devido ao processo que produz um composto que pode ser cancerígeno.

Frituras

O excesso de alimentos fritos também merece ser evitado. Estudos indicam que o composto químico chamado acrilamida, formado pelas altas temperaturas da fritura, podem aumentar o estresse oxidativo e a inflamação no corpo, que estão relacionados ao crescimento de células cancerosas.

Refinados

Alimentos refinados, como farinha, açúcar ou óleo também são alarmantes. Estudos apontam que açúcar e carboidratos altamente processados ​​também podem aumentar o risco de estresse oxidativo e inflamação no corpo, o que pode causar câncer de ovário, mama e de endométrio.

Álcool e bebidas gaseificadas

Álcool e bebidas gaseificadas são ricos em açúcar refinado e calorias. O consumo excessivo dessas opções pode aumentar o número de radicais livres no corpo e causar inflamação, além de dificultar o diagnóstico de células pré-cancerosas e cancerígenas no corpo.

Enlatados e instantâneos

Alimentos enlatados e instantâneos também podem aumentar o risco de desenvolver câncer. A maioria das embalagens desses produtos são revestidos com uma substância química chamada Bisfenol A (BPA), composto que quando dissolvido nos alimentos pode causar desequilíbrios hormonais, alterações no DNA e câncer.

Fonte: IstoÉ



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive