2º Festival do Autocuidado

A segunda edição do Festival de Autocuidado aconteceu entre os dias 1 e 4 de fevereiro de 2023 em um formato 100% online. Com o tema “Porque ser e se sentir saudável é possível: com ou sem câncer”, a edição deste ano teve como objetivo colocar a saúde no centro das discussões através de atividades como workshops, rodas de conversas, aulas interativas e salas de bate-papo.

O 2º Festival de Autocuidado está disponível na íntegra pelo canal TV Oncoguia, no Youtube. Acesse a playlist e assista a todas as mesas, palestras e workshops.

Veja abaixo mais detalhes sobre a programação e assuntos debatidos durante o evento.

Dia 1

O primeiro dia de evento começou com uma conversa com o professor e educador físico Rafael Deminice, da Universidade Estadual de Londrina e coordenador do projeto Correndo Contra o Câncer. O papo abordou como exercícios físicos influenciam no bem-estar do paciente oncológico.

Em seguida, Luciana Holtz, presidente do Oncoguia, palestrou sobre câncer e qualidade de vida, ressaltando que o acesso à informação também é importante para se viver bem com o câncer.

O evento seguiu com conversas sobre autocuidado e saúde mental com Vicente de Carvalho, psiquiatra, psico-oncologista e membro da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia; e práticas de meditação com Fernando Belatto, faixa preta de jiu-jitsu, fundador do método O-DGI (uma academia voltada para o Despertar do Guerreiro Interno).

Na parte da tarde, dicas preciosas de nutrição e alimentação para o paciente com câncer foram o tema da palestra de Micheline Tereza P. de Souza, nutricionista do Instituto do Câncer de Rio Preto e voluntária do Oncoguia.

Além dela, outros pacientes voluntários também contribuíram com o evento na mesa “De paciente para paciente: Estou com câncer, e agora?”. Mediada por Evelin Scareli, coordenadora de Relacionamento Institucional e Voluntariado do Oncoguia, a mesa reuniu Anne Carrari, paciente de câncer de ovário e voluntária Oncoguia, Anna Carolina Siqueira, paciente de câncer de mama mãe, pesquisadora do Oncoguia e do Grupo Simas FMUSP/CNPq, Bia Suziki, paciente de colorretal e voluntária Oncoguia e Lucília Menezes, assistente social, paciente de câncer de mama e voluntária Oncoguia.

A programação seguiu com as oficinas temáticas:

  • Aprendendo atenção consciente, autocompaixão e gentileza através do Kindfulness, com Regina Liberato, psico-oncologista e coordenadora do Comitê de Saúde Mental do Oncoguia.
  • Usando a musicalidade para promover meu bem-estar, com Maria da Glória G.Gimenes, Phd em Psicologia, psico-oncologista do Núcleo de Práticas Integrativas do AC Camargo Cancer Center.

O primeiro dia foi finalizado com uma mesa redonda sobre saúde mental e bem estar que reuniu a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, com Regina Liberato e Arthur Danila, psiquiatra, coordenador do Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida (PROMEV) do IPq-HCFMUSP e Vice-presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV). Também participaram Silvana Fedeli Prado, fundadora e presidente da ONG Patas Therapeutas e Daiana Garbin, jornalista, escritora e madrinha do Oncoguia.

Dia 2

O pontapé inicial do segundo dia também contou com a participação do educador físico Rafael Deminice para incentivar a prática de exercícios físicos. Depois, Tamara Otsuru Teixeira, enfermeira Oncologista e voluntária do Oncoguia, falou do manejo dos efeitos colaterais dos tratamentos e no que isso impacta a qualidade de vida dos pacientes.

Uma conversa sobre o cuidado para os cuidadores de pacientes oncológicos com João Paulo Nogueira Ribeiro, médico fundador da Duv:idoso, primeira plataforma especializada para dúvidas de idosos. A transmissão, mediada por Evelin Scarelli, focou em técnicas de autocuidado voltadas para os cuidadores. Em seguida, Toni Rodrigues, professor e pesquisador em movimento nas áreas de saúde e artística, demonstrou técnicas de automassagem.

Na parte da tarde o evento trouxe o médico Douglas Crispim, geriatra e paliativista, com doutorado na temática dos cuidados paliativos pelo HCFMUSP para debater o papel dos cuidados paliativos na qualidade de vida do paciente com câncer.

Assim como no primeiro dia, o Festival também separou um tempo para valorizar as dicas de paciente para paciente. Na mesa intitulada “Tenho câncer metastático. E agora?”, Evelin Scarelli conversou com as voluntárias do Oncoguia Vanessa Costa (mama), Mari Cançado (ovário), Iane Cardim e Claudia Lopes (pulmão).

A seguir, o evento contou com duas oficinas temáticas:

  • Sarau do autocuidado: conversas de almas, com Marília Aguiar, psicóloga e membro do Comitê de Saúde Emocional do Instituto Oncoguia.
  • Dançando com a vida: corpo em movimento, corpo vivo, com Anna Luiza Vieira, dançaterapeuta e idealizadora do Projeto Somos Dança (dança livre para todos).

Em seguida, a espiritualidade e o câncer foram temas da mesa redonda que contou com a participação de Felipe Moraes, teólogo e Oncologista Titular do Hospital 9 de Julho e Ricardo Leme, neurocirurgião e especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA. 

Por fim, o evento foi finalizado com uma conversa sobre o autocuidado com a pele entre a presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, e Lucyana Carvalho, analista de comunicação científica da La Roche Posay. 

Dia 3

O terceiro dia do Festival, assim como os demais, também começou com um incentivo para a prática de atividades físicas. O professor Rafael Deminice, em conjunto com Henrique Bianchini, professor de Hip Hop Dance e pesquisador das Danças Populares estadunidenses, ministrou uma oficina de dança para quem acompanhou online.

Em seguida, o papo foi sobre o papel dos cuidados integrativos na qualidade de vida dos pacientes com câncer, ministrado pela médica Regina Chamon, responsável pelo serviço de Medicina Integrativa do COE | Oncologia e Doenças Autoimunes.

O evento seguiu com Adriana Madeira, bióloga, pesquisadora em Epigenética da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma conversa sobre práticas de autocuidado para lidar com o estresse do dia a dia. A palestrante trouxe dados científicos de como o estresse gerado pelos acontecimentos da rotina afetam a saúde emocional e física, podendo aumentar riscos de doenças e até prejudicar a resposta de um paciente com câncer ao tratamento.

A primeira mesa da parte da tarde trouxe a sexualidade para o centro das discussões. A psiquiatra Ana Lucia Paya Benito, especialista em psico-oncologia e sexologia clínica e coordenadora do Comitê de Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia, falou sobre como essa parte da vida também precisa de atenção e cuidados. A mesa abordou, principalmente, os fatores que impactam no desejo sexual, passando por influências dos papéis de gênero até fatores emocionais e biológicos.

Na sessão “de paciente para paciente” do dia, Evelin Scarelli recebeu as pacientes e voluntárias do Oncoguia: Gi Charaba, Mari Anjo Rosa, Michele Salek e Maiara Peres. A conversa abordou o “novo normal” depois do câncer, falando sobre se realmente existe um novo normal e como lidar com as mudanças ao fim do tratamento.

Em seguida, o evento contou com as seguintes oficinas temáticas:

  • Primeiros Socorros emocionais no Luto, com Cecília Rezende, psicóloga, sócia-fundadora do Instituto Entrelaços.
  • Conversas à beira do fogão - Histórias e mitos que alimentam a alma, com Regina Liberato, psico-oncologista e coordenadora do Comitê de Saúde Emocional do Oncoguia.

O terceiro dia de evento foi finalizado com uma mesa redonda sobre felicidade. A presidente da ong recebeu os convidados Wellington Nogueira, ator, palhaço e empreendedor social, fundador do Doutores da Alegria; Izabela Camargo, jornalista, palestrante e escritora; Daniel Barros, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do HC-USP; Luiza Voll, publicitária, CEO e diretora criativa da Contente; e Paola Tôrres Costa, onco-hematologista, Fellow em Medicina Integrativa e presidente do Instituto Roda da Vida.

Dia 4. Dia Munidal do Câncer

O último dia de evento foi voltado para um debate sobre acesso  e conscientização. Realizado na data do Dia Mundial do Câncer, uma campanha mundial que levanta questões importantes relacionadas ao cuidado oncológico, o Festival aproveitou o gancho para incentivar discussões sobre as lacunas de acesso à assistência oncológica no Brasil e como conseguir cuidados mais justos.

A presidente do Oncoguia, Luciana Holtz, recebeu a oncologista Abna Vieira, integrante do grupo de pesquisa em saúde da população negra da Faculdade de Medicina da USP (RACE.Id.) e uma das fundadoras do Comitê de diversidade da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). e o também membro do comitê da SBOC Ricardo Sant’Ana, doutorando no Programa Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP-USP.

O 2º Festival de Autocuidado pode ser assistido na íntegra pelo canal TV Oncoguia, no YouTube. Acesse a playlist.

 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho