[Mieloma Múltiplo] Valquíria Vieira

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Valquíria - Meu nome é Valquíria Lopes Vieira, tenho 31 anos, sou advogada, casada e tenho uma filha de 12 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Valquíria - Minha mãe foi detectada com Mieloma Múltiplo em setembro de 2013 e desde então estamos na luta contra o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Valquíria - De início foi muito difícil acreditar que minha mãe tinha a doença, eu fui pessoalmente falar com a médica no Hospital das Clínicas. Mesmo depois que ouvi dela o diagnóstico, ainda assim não aceitava, achava que tudo aquilo iria passar, que tudo não passava de um engano da médica. Mas logo veio o encaminhamento para o ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e na primeira consulta com o hematologista veio a confirmação de que era o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Valquíria - O primeiro desafio foi a aceitação do diagnóstico, a falta de conhecimento da doença me levou a ter muito medo. Escondemos das pessoas o que estava acontecendo, minha mãe não queria que ninguém soubesse que era câncer, ela dizia que os parentes e amigos iriam se distanciar, ela tinha medo de sair na rua, mentia falando que estava com uma gripe forte e que estava fazendo acompanhamento no Hospital das Clínicas por causa de outras doenças, mas depois ela foi conhecendo as pessoas no ICESP e conhecendo a doença, foi a partir daí que ela começou a encarar a doença de frente e tudo ficou mais tranquilo.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Valquíria - Desde o início eu apoiei muito a minha mãe, sempre acompanhando-a nas consultas e sempre conversando com ela sobre a doença, fiz várias pesquisas na internet, comprei livros que falavam sobre o assunto, me aproximei muito dela por esse motivo. Ao mesmo tempo encarei de frente todos aqueles medos e incertezas e coloquei minha confiança em Deus.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Valquíria - Na minha opinião a falta de informação é o que gera mais medo nas pessoas com o diagnóstico do câncer, a partir do momento que você entende que essa doença é como qualquer outra, que qualquer pessoa pode ter e que ela pode ter cura, você passa a ver com outros olhos. Quando descobrimos a doença ficamos sem rumo, não conseguia trabalhar e só pensava o porque estávamos passando por isso, mas quando tive o contato direto com outras pessoas, comecei a entender, comecei a buscar informações, ler matérias, livros e revistas, isso confortou a minha mãe e os familiares.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Valquíria - Com a descoberta da doença, a relação com minha mãe mudou sim, eu me aproximei mais dela, hoje falo com ela todos os dias e percebi a importância que ela tem na minha vida.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Valquíria - Eu cheguei a comentar com minha irmã e com minha prima sobre isso, sobre a importância de fazermos exames e acompanhamento da própria saúde, pois quanto mais rápido o diagnóstico, maior a possibilidade de cura ou intervenção.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Valquíria - A primeira coisa que diria é para manter a calma, buscar informações, conhecer a fundo o que é a doença, qual o estágio e como é o procedimento do tratamento, conversar muito com a pessoa que está com câncer, permanecer perto dela(e) animando-a(o), mostrando que não é o fim da vida, demonstrando que Deus está dando mais uma oportunidade de viver coisas que não foi vivida, pegar como exemplo relatos de outras pessoas que se curaram, que enfrentaram o câncer e venceram. E acima de tudo, acreditar em Deus, pois ele é o Deus do impossível. A fé me ajudou muito, graças a Deus hoje consigo pautar minha vida em pequenas coisas e consigo ver a vida de uma forma simples. Com Jesus a vida é mais feliz. Isso não tenho dúvidas.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Valquíria - Eu conheci o Instituto Oncoguia através da internet, nas minhas pesquisas, quando buscava informações da doença, passei a ler todos os dias os relatos das pessoas com câncer no site e fiz a inscrição para receber o newsletter e participar de alguma forma para ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Valquíria - Gostaria de agradecer imensamente o trabalho do Instituto Oncoguia, porque de forma indireta, pelo simples canal de informação já estão salvando vidas. A disseminação da informação fazem com que vocês propaguem a esperança nos milhares de lares que estão sendo assombrados com essa doença. O Câncer nada mais é que uma sombra do mau, uma indicação de que a vida terminou, mas ao contrário, é uma doença comum que tem cura e/ou domínio só precisamos propagar a todos que é possível vencer a luta contra o câncer. Mais uma vez, agradeço por tudo e me coloco à inteira disposição.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho