[Câncer de Mama] Rosa

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Rosa - Sou mãe e, atualmente, faço terapia e uso medicamento psiquiátrico. Acho muito difícil aceitar esta doença... Minha filha muito jovem, aos 38 anos e com 2 filhos (5 e 8 anos) soube que estava com câncer. Seu diagnostico foi precoce, 1 cm localizado e com linfonodos negativos. Fez mastectomia bilateral e não precisou nem de radio e nem quimio. Fico preocupada se deveria ter feito a quimio.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Rosa - Minha mãe teve câncer de bexiga com 85 anos. Tive 2 primas de 1° grau que tiveram câncer de mama com idade acima de 50 anos.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Rosa - Muito difícil, o chão se abriu. Tem 2 anos e meio e ainda não consigo aceitar a doença. Tenho sofrido muito, sem vontade de viver muito depressiva. Me ajudem por favor. Preciso de esperança e acreditar na sua cura.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Rosa - O diagnóstico... Tenho medo de recidiva e de esperar 5 anos.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Rosa - Ela é mais forte do que eu, graças a Deus. Vida normal, cuida dos filhos, trabalha, faz yoga, ginastica, é espirita e frequenta sua religião com muita fé. Procura alimentação saudável... Não sei.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Rosa - Não sei, fiquei com mais medo. Antes pensava que era só fazer a cirurgia e estaria curada. Infelizmente não é assim. Tem que esperar 5 anos e isso gera muita angustia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Rosa - Sim, vários. Mas isso me ajudou muito pouco. 
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Rosa - Pelo contrario, tenho muita vontade de morrer.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Rosa - Não sei. Eu que estou querendo um conselho uma esperança. Desculpe.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Rosa - Google, em  palestras do Fernando Maluf e outros.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho