[Leucemia Linfoide Aguda (LLA)] Robison Risso

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Robison - Sou Robison, minha esposa descobriu a leucemia há 2 meses e desde então lutamos para matar a doença e aguardamos os exames para achar o doador de medula.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Robison - Enfrentamos com a cabeça erguida, afinal, minha esposa trabalha na área da saúde o que favoreceu compreendermos e aceitarmos o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Robison - No primeiro momento precisamos entender a doença, buscando material que clareasse nossas dúvidas, em seguida o que mais foi difícil foi ter que abandonar nossa casa e nossos empregos pra ficar meses no hospital.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Robison - Desde o diagnóstico procurei passar a ela confiança, amor e carinho incondicional, fazendo com que ela em momento algum se sentisse sozinha, Quando o cabelo dela começou cair, também raspei meu cabelo pra acompanha-la.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Robison - Sempre busquei literaturas que explicassem tudo sobre a doença desde às características até o tratamento e também os efeitos pra que pudéssemos juntos enfrenta-la.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Robison - Buscamos orientação psicológica, mas em nosso caso os melhores psicólogos fomos nós mesmos, um para o outro.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Robison - Uma descoberta dessa faz refletirmos profundamente sobre nossos hábitos alimentares e também sobre sedentarismo, pois precisamos nos cuidar em todos os aspectos.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Robison - É preciso enfrentar o problema com a cabeça erguida, pois o paciente precisa sentir confiança dos familiares, pois assim o tratamento tem um resultado muito mais satisfatório. É fundamental levantar sempre a autoestima de nosso ente querido para que ele se sinta bem e forte no tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Robison - Pelo Facebook.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho