[Câncer de Fígado] Pamela Martins Felix

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Pamela - Me chamo Pamela e a três anos descobrimos que minha mãe era portadora de hepatite C e que estava com cirrose avançada. Desde então, tínhamos a esperança de um transplante... Mas a dois meses veio a notícia do câncer e tudo desabou.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Pamela - Minha mãe esta com câncer de fígado.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Pamela - Ainda estou em choque, mas na frente dela me mantenho forte. O câncer está com mais de 10 centímetros e os médicos vão iniciar a medicação agora, em 10/06, pois ela teve que fazer algumas endoscopias. Estou chorando todos os dias, pois pesquisei e entendi o que os médicos falaram que ela tem um tempo de sobrevida e estou me sentindo muito mal, mas não posso mostrar isso pra ninguém e não tenho com quem conversar.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Pamela - Por enquanto o psicológico. Ela ainda não esta com dores, mas está com cansaço grande e já sabemos dos efeitos que ela vai passar com a quimioterapia.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Pamela - Estou do lado dela todos os dias.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Pamela - Sim, me ajudou a informar mais, mas também me desanimou em termos de cura ou tempo maior de sobrevida.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Pamela - Ainda ninguém ofereceu. Tem horas que sinto precisar de ajuda, mas não sei se consigo desabafar pessoalmente com alguém, pois sinto que vou desabar.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Pamela - Sim, várias coisas: Alimentação, exercício físico...
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Pamela - Fique o mais perto possível, dê amor. E quem não tem ainda nenhum problema, não perca tempo na vida brigando, pois eu briguei muito com minha mãe e hoje sei que perdi muito tempo. Hoje que eu sei que não tenho tempo me arrependo tanto ...
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Pamela - Google.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho