[Câncer de Fígado] Neuci

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Neuci - Me chamo Neuci e tenho 20 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Neuci - Minha mãe, no momento com 59 anos, está enfrentando essa batalha.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Neuci - Com certeza uns dos momentos mais doloridos é receber a notícia. É uma mistura intensa de sentimentos, raiva, medo, tristeza, dúvidas, ainda mais quando se ouve do médico que não há mais chances de cura e que ela possuí pouquíssimo tempo de vida. Se mostrar forte nessas horas é extremamente difícil quando seu coração está despedaçado.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Neuci - A aceitação - e ainda tem sido!! É extremamente difícil acreditar que aquilo está passando dentro da sua casa e com a pessoa que você mais ama.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Neuci - Deixando um pouco de lado minha vida e estando presente grande parte do tempo, ajudando em suas necessidades, tanto fisiológicas como físicas, dando maior suporte, carinho. Tentando ao máximo deixá-la confortada nessa situação e dando palavras de consolo e conforto.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Neuci - Sim, busquei bastante a respeito e ao mesmo tempo que assusta, ajuda!
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Neuci - Sim, tanto de profissionais quanto de amigos. Esse tipo de ajuda é bem essencial para trazer mais ânimo e esperança, além claro de falar com meu pai (Deus) grande parte do tempo.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Neuci - No momento não. Sei que é errado, mas tenho dado mais prioridade a saúde da minha mãe, porém estou tentando cuidar mais da alimentação e também praticando exercícios físicos, pois ajuda bastante.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Neuci - É uma situação difícil, mas viva cada momento, cada sentimento e aproveite ao máximo seu familiar mantendo a fé, claro!! Mas mantendo o pé no chão... Se quiser chorar, chore!! Se quiser rir, ria... Não fuja dos seus próprios sentimentos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Neuci - Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Neuci - Não, está excelente.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho