Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[TUMORES CEREBRAIS / SISTEMA NERVOSO CENTRAL] Michelle

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 27/09/2018

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Michelle - Michelle, 25 anos, estudante de nutrição, casada e mãe.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Michelle - Minha mãe.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Michelle - No momento eu senti medo, porque minha mãe sempre foi o alicerce da nossa família.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Michelle - Como era um tumor cerebral, ele a deixou muito sequelada, fez 7 cirurgias num período de um ano, ficou totalmente dependente de nós, familiares. Passou um período em que ela só acordava com estímulos, fez radioterapia. Tomou corticoides por um longo período, o que causou edema generalizado... Ela ficou bastante debilitada. Não conseguia se comunicar, nós víamos o sofrimento dela, era como se minha mãe estivesse presa dentro dela.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Michelle - Eu tentava conversar com ela sobre outros assuntos, pra distrair, tratar ela como uma pessoa normal. O tempo que ficamos no hospital tentava fazer ela sorrir um pouco e, no finzinho, queria que ela não se sentisse constrangida pela situação.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Michelle - Sim, a cada laudo da ressonância e da tomografia eu ficava pesquisando o que cada palavra queria dizer. Me ajudou um pouco na hora de conversar com os médicos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Michelle - Não.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Michelle - Não fiquei, passei a ter medo de ir ao medico e descobrir algo grave.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Michelle - Se mantenha forte! Confie em Deus, seja alguém em que seu familiar doente possa confiar e faça com que ele veja força em seus olhos e não piedade.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Michelle - Estava pesquisando sobre astrocitoma anaplástico.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive