Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[CÂNCER DE MAMA] Michelle

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 18/08/2015

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Michelle - Tenho 31 anos e duas filhas, a mais velha com 11 anos e outra de 5 meses.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Michelle - Minha mãe esta tratando um câncer de mama.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Michelle - Com muita firmeza. Escondi minha dor, deixei para chorar em casa sozinha, mas na frente da minha mãe sempre optei pelas piadas, brincadeiras, distrações...
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Michelle - Foram muitos. Dificuldade em alimenta-la devido a falta de apetite por causa da quimioterapia e a dificuldade em leva-la ao médico quando os efeitos se faziam muito presentes.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Michelle - Fazendo piadas! Durante todo o tratamento escondi minha dor e brinquei com minha mãe, quando raspou a cabeça, quando eu tinha que ajuda-la a tomar banho devido a fraqueza causada pela quimio, quando trocava sua roupa, enfim... Brincamos muito e isso ajudou 100%, pois um ambiente a doença já judia demais de toda a família o ambiente já fica pesado com preocupações, tristeza, neuras que criamos enfim brincar é a palavra chave.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Michelle - Muito. Li muito inclusive sobre como cuidar de pacientes que estão fazendo quimioterapia. Isso ajuda muito.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Michelle - Não.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Michelle - Não, mas deveria.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Michelle - Costumo dizer que o câncer eh uma doença familiar... Pois mexe com a estrutura da família toda. E diariamente a palavra chave eh PACIÊNCIA... Pois o doente fica agressivo, revoltado, triste, inquieto, fraco, debilitado.... Ai entra a família. Amor eh essencial demonstrar amor demonstrar que você está ali para qualquer coisa, deixar claro seu amor em cada gesto em cada dia, isso muda o tratamento. Amor, paciência e carinho!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Michelle - No face.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Michelle - Não.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive