Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[CÂNCER DE PRÓSTATA] Maria Cristina

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 13/11/2017

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Maria - Sou professora de ensino fundamental aposentada, tenho 57 anos e tenho três irmãos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Maria - Tiveram a minha avó na garganta e tia colo útero por parte de pai, mãe nos ossos e pai próstata com metástase óssea.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Maria - É muito, mas muito difícil, você ir perdendo a pessoa em vida e tudo que faz não vai mudar, não vai ter melhora.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Maria - Lidar novamente com a mesma doença que judiou tanto da minha querida mãe, agora com meu pai...
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Maria - Sempre tentando amenizar a lidar com as limitações que a doença impõe, suporte no acompanhamento do tratamento, cuidados físicos e principalmente carinho, respeito e admiração.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Maria - Muito, muito mesmo. Na rede pública não temos esclarecimentos sobre a doença.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Maria - Sim, não aguentaria passar tudo de novo com meu pai. Fui ao psiquiatra, estou tomando Zoloft 100 mg e Quetros 25 mg.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Maria - Sim e muito, exames periódicos de mamografia, PapaNicolaou etc.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Maria - Não perder a esperança, ter compreensão, respeito, carinho com seus entes queridos em tudo que transmite confiança, segurança e alegria de viver.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Maria - Através do Google.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Maria - Novas descobertas no tratamento, se tem no Brasil e no SUS.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive