[Câncer de Próstata] Lilian França

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Lilian - Meu nome é Lilian, tenho 26 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Lilian - Meu pai tem 62 anos e foi diagnosticado com câncer de próstata há 2 anos atrás, em seguida realizou a cirurgia para remoção da próstata que foi um sucesso, ele fez todos os acompanhamentos no Instituto do Câncer há cada três meses e aparentemente estava tudo bem. Em Dezembro do ano passado ele começou a sentir muitas dores na coluna, dores insuportáveis, ele informou ao médico e foi descoberto que havia ficado metástase e que já tinham se espalhado para os ossos, e foi dado o diagnóstico de câncer ósseo secundário.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Lilian - Quando descobrimos que o câncer havia voltado e pior, ainda voltado com tudo, não sabíamos o que fazer, parecia um pesadelo, não conseguíamos acreditar, sentimento impossível de descrever.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Lilian - Ver meu pai completamente debilitado em cima de uma cama, tomando tudo que é remédio para as dores passarem e nada, morfina de 4 em 4 horas já não fazia mais efeito, e ver ele gemendo de dor e não poder fazer nada nos corta o coração, tudo que eu mais queria era pegar essa dor pra mim pra não ver mais ele nessa situação, voltar a ver ele andando, rindo, conversando e dirigindo que nem antes, era tudo que eu mais queria nessa vida, mas tenho fé que Deus vai fazer um milagre em nossas vidas e ele vai ser curado dessa maldita doença.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Lilian - Com conselhos, carinho e muito amor.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Lilian - Busquei e busco até hoje, sempre leio sobre essa doença, pesquiso histórias de pessoas que já passaram por isso para aumentar as minhas esperanças. Pesquiso sobre alimentos que diminuem o tumor, que curam o câncer, sempre estou lendo algo sobre.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Lilian - Meu apoio psicológico é a fé em Deus! Ele que da forças para mim e minha família.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Lilian - Sim, estou mais atenta a minha saúde, do meu marido e da minha família. Me cuido indo ao médico fazer Check-Up e melhorando minha alimentação.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Lilian - Tenha fé que Deus sabe de todas as coisas, tudo que acontece é por um motivo que vamos saber lá na frente. Deem muito carinho e amor para a pessoa que está lutando contra essa doença.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Lilian - Pela internet.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho