[Câncer de Próstata] Letícia G.

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Letícia - Me chamo Letícia, tenho 28 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Letícia - Meu pai.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Letícia - Nos momentos que meu pai estava sofrendo, sempre tentei passar força e esperança. Mas desde que ele descobriu a doença até os dia de hoje, que já fazem 10 meses do seu falecimento, eu tento ser forte e focar no rotina do dia a dia, mas sou uma pessoa muito revoltada com isso e com muitas pessoas que se afastaram no momento que a família precisava.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Letícia - Olhar meu pai acamado, com dor e não poder tirar ele daquela situação, pois já tínhamos feito tudo que estava ao nosso alcance.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Letícia - Fiz de tudo que foi possível, acompanhei os médicos, nas internações e sempre passava esperança e força pra ele.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Letícia - Sempre busquei, li muitos artigos sobre. Me ajudou a compreender a doença e as possibilidades de tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Letícia - Ainda não, estou evitando. Mas preciso, pois toda a situação vivida me consome até hoje.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Letícia - Sim. Me cuidei na alimentação, atividade física e exames de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Letícia - Só vocês podem ajudar seu familiar, outras pessoas nunca vão saber o que você e seu familiar está passando. Por isso faça o que estiver ao seu alcance por ele, passe força e esperança, por mais que isso seja muito difícil, muitas das vezes.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Letícia - Pesquisando sobre a doença do meu pai. Pude ler muitas coisas a respeito e também os depoimentos dos familiares me faziam ver o que outras pessoas estavam passando também.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho