[Câncer de Pâncreas] Kauê Luíz S. Santos

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Kauê - Olá, meu nome é Kauê, tenho 21 anos. Estou para completar 9 meses que me separei fisicamente de minha doce a amada mãe.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Kauê - Foi um susto, uma sensação enorme de impotência... Após ela reunir os filhos (somos em 3) para contar o diagnostico eu chorei muito, questionei muito, mas me ergui para apoia-la e prometi a ela que enquanto eu estivesse ali, eu lutaria pela sua cura.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Kauê - Os sintomas da doença que foram extremos, ela perdeu muito peso, sentiu muita fraqueza e não conseguia se alimentar. Foram inúmeras madrugadas no PS para tentar sanar a dor, foi um pesadelo vê-la sofrer de tal forma, parecia que era comigo... Me emociono muito ao lembrar.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Kauê - Com muita fé e positividade sempre busquei mostrar caminhos alternativos, dizia apenas coisas positivas e alegres para que o seu seu dia começasse e terminasse melhor.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Kauê - Sim, muito. Fui atrás de sites e pessoas que sobreviveram e familiares que perderam e me enriqueci com todas as informações que eu adquiri.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Kauê - Ainda não... Mas vou procurar.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Kauê - Com certeza. Confesso que precisamos de mais disciplina pra tudo, mas estou atento, faço check-ups completos para descartar qualquer dúvida ou sintoma que possa estar sentindo de diferente.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Kauê - Que os familiares apoiem seus queridos que estão doentes, sejam positivos, tenham fé, além do nosso tradicional tratamento. Tentar alguns tratamentos alternativos e encher a pessoa de muito amor e carinho... Tudo isso é essencial para a qualidade de vida do paciente.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Kauê - Conheci pela Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Kauê - Tenho sim, uma filtragem nos depoimentos de familiares definidos pela doença que cada um está enfrentando. E também uma área para comentários, não sei se tem, mas não localizei.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho