[Câncer de Mama] Fernanda Furegatti

Compartilhando Experiência
Fernanda Furegatti
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Fernanda - Olá eu sou a Fernanda, tenho 28 anos, moro em SP e desde junho deste ano estou na luta com minha mãe GUERREIRA que descobriu câncer de mama metastático.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Fernanda - Minha mãe.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Fernanda - Inicialmente é um choque emocional muito grande, mas logo após a notícia tentei ao máximo focar em resolver o problema, aprender sobre ele e tentar lidar da maneira mais leve possível.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Fernanda - Ter o equilíbrio de se controlar emocionalmente perto da minha mãe a cada abertura de um exame novo ou diagnóstico negativo.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Fernanda - Desde o início fiz um pacto com minha mãe de que ela jamais desistiria da vida, pois acredito que enquanto houver luz há vida. Nos tornamos muito mais próximas do que já éramos e tentamos ao máximo nos aproximar do problema, conhecê-lo e saber o que poderíamos fazer para ajudar, amenizar e seguir adiante com leveza.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Fernanda - Muito e isso me ajudou demais, principalmente tirar o mito de que quem tem câncer morre logo. O câncer é uma doença crônica como quaisquer outras que existem e atualmente com o avanço da medicina pode ser tratado e o paciente pode ter uma vida normal como de qualquer pessoa.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Fernanda - Não procurei, por ter tido muito apoio, amor e carinho dos amigos e familiares.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Fernanda - Sim, na verdade eu já era fiquei ainda mais. Consultas periódicas e exames eu já mantinha, acredito que o problema fez com que eu pesquisasse ainda mais de que maneira eu poderia me prevenir.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Fernanda - Se unam, fiquem calmos, tenham equilíbrio e fé, pois nós somos humanos somos movidos sempre por incentivos e esperança. Ter fé em Deus (seja lá qual for sua religião) ou mesmo se não tenha uma e que seja ateu. Acreditar em algo positivo nem que seja as forças do universo, faz com que consiga seguir adiante com leveza.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Fernanda - Através de um panfleto de divulgação do III Encontro de pacientes com câncer metastático deixado na CPO.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Fernanda - Eu participei desse Encontro de Pacientes com Câncer Metastático inclusive coloquei isso na ficha de avaliação. O evento foi fantástico, profissionais maravilhosos e organização nem se fala, mas senti falta de algum assunto que pudesse envolver os familiares dos pacientes, pois não também temos que ter acesso a algum tipo de palestra que envolve o "como lidar com a doença, com o cotidiano do paciente, etc. Sei que essas informações existem aqui no site do Oncoguia, mas palestras e encontro de familiares seria uma troca muito bacana.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho