[Câncer de Mama] Elaine Cristina Martins De Almeida

Compartilhando Experiência
Elaine Cristina Martins de Almeida
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Elaine - Tenho 46 anos, sou casada e tenho um filho de 8 anos. Assistente Social, moradora da Zona norte de São Paulo.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Elaine - Nossa família do lado paterno já apresentou neoplasia maligna algumas vezes: Mama, intestino e estômago.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Elaine - Realmente foi impactante, um choque! Mas que só pode durar alguns segundos, afinal eu tinha que ser forte e passar força para ela, entendi que o paciente não adoece sozinho, a família toda passa pelo processo de estar com câncer e que chorar só leva a depressão, que impede de encontrar motivos para sorrir e lutar pela vida. Então... Sorrimos muito durante todo o tratamento, mas no fundo nossa alma chorava pelo medo e incerteza.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Elaine - Foram vários: Apoio familiar, insegurança quanto as decisões medicas, recidiva do câncer e novo tratamento, perda dos cabelos e agora a mastectomia.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Elaine - Estivemos juntas em todos os momentos e, quando fez a cirurgia do quadrante, ela comentou que gostaria de um projeto para quando estivesse bem, para poder ajudar outras mulheres com neoplasia. Hoje, somos diretoras de uma ONG que até então era direcionada ao esporte, mas fiz o que me pediu e foi criado o Projeto DIVAS - Auto estima da Mulher na Luta contra o câncer, ela foi nossa primeira DIVA e focou totalmente nesta causa mesmo também passando pelo processo, foi a inspiração para varias mulheres.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Elaine - Muito. Eu estava fazendo faculdade de Serviço social e decidi que meu TCC seria a atuação do Serviço social na Oncologia, assim me aprofundaria nos estudos do momento que vivíamos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Elaine - Apesar de achar de extrema importância, não conseguia encontrar um tempo para terapia, me dividi entre faculdade, casa, filho, marido, trabalho e ela.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Elaine - Não vou ser hipócrita, quando participamos efetivamente de todo o processo junto com o familiar, sentimos o medo a flor da pele, no fundo a pergunta: "Será que eu também terei câncer?". Mas sou um pouco relaxada comigo mesma.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Elaine - O câncer não escolhe dia, hora, raça, sexo, religião e tão pouco classe social, o que existe é uma imagem de frente ao espelho que amanhã pode ser minha ou sua. Por 30 segundos, apenas se coloque no lugar de seu ente e terá todas as respostas para o enfrentamento e, principalmente, o quanto ele precisa de você.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Elaine - Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Elaine - Não... Ao contrario, vocês tem sido de grande ajuda aos pacientes e familiares com as informações publicadas no site.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho