Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[LINFOMA DE HODGKIN] Conceição Valentim

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 18/04/2015

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Conceição - Meu nome é Conceição Valentim e tenho 20 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Conceição - A minha mãe tem 55 anos e está com Linfoma de Hodgkin do tipo celularidade mista.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Conceição - Ainda estou muito impactada e choro muito, passam várias coisas na cabeça, não imagino minha vida sem minha mãe. Mas eu sei que tem um Deus vivo que tudo pode, e é Nele que minha esperança está depositada.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Conceição - Primeiro porque somos do interior e a acessibilidade a bons hospitais é difícil, e segundo por ser uma doença assintomática, o que influenciou para demorarmos a buscar ajuda médica. Primeiro minha mãe foi no PSF do Distrito e posteriormente foi encaminhada para especialistas na capital do Estado (Fortaleza – CE). Lá ela fez uma série de exames e foi detectado na biópsia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Conceição - Procurei saber mais sobre a doença, mas não me ajudou muito porque encontro apenas informações superficiais, mas ajuda um pouco.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Conceição - Me sinto mais sensível e tento não preocupar ainda mais a minha mãe, tentamos acalmá-la falando que ela vai conseguir e que Deus está no comando.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Conceição - Não, eu ainda não me atentei a esse detalhe, até porque minha cabeça está muito ocupada cuidando de outras coisas.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Conceição - A única coisa que posso falar é para ela fazer como nós: orar bastante, confiar em Deus, não perder a fé e fazer o tratamento como o indicado.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Conceição - Pela internet, buscando subsídio sobre o Linfoma de Hodgkin.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Conceição - Agradecer pela força que vocês dão as pessoas que estão passando um momento tão difícil e pedir para que postem vídeos explicando melhor cada tipo de câncer e testemunhos de pessoas que conseguiram superar, isso acalma muito a pessoa.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive