[Linfoma de Hodgkin] Conceição Valentim

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Conceição - Meu nome é Conceição Valentim e tenho 20 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Conceição - A minha mãe tem 55 anos e está com Linfoma de Hodgkin do tipo celularidade mista.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Conceição - Ainda estou muito impactada e choro muito, passam várias coisas na cabeça, não imagino minha vida sem minha mãe. Mas eu sei que tem um Deus vivo que tudo pode, e é Nele que minha esperança está depositada.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Conceição - Primeiro porque somos do interior e a acessibilidade a bons hospitais é difícil, e segundo por ser uma doença assintomática, o que influenciou para demorarmos a buscar ajuda médica. Primeiro minha mãe foi no PSF do Distrito e posteriormente foi encaminhada para especialistas na capital do Estado (Fortaleza – CE). Lá ela fez uma série de exames e foi detectado na biópsia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Conceição - Procurei saber mais sobre a doença, mas não me ajudou muito porque encontro apenas informações superficiais, mas ajuda um pouco.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Conceição - Me sinto mais sensível e tento não preocupar ainda mais a minha mãe, tentamos acalmá-la falando que ela vai conseguir e que Deus está no comando.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Conceição - Não, eu ainda não me atentei a esse detalhe, até porque minha cabeça está muito ocupada cuidando de outras coisas.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Conceição - A única coisa que posso falar é para ela fazer como nós: orar bastante, confiar em Deus, não perder a fé e fazer o tratamento como o indicado.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Conceição - Pela internet, buscando subsídio sobre o Linfoma de Hodgkin.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Conceição - Agradecer pela força que vocês dão as pessoas que estão passando um momento tão difícil e pedir para que postem vídeos explicando melhor cada tipo de câncer e testemunhos de pessoas que conseguiram superar, isso acalma muito a pessoa.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho