[Câncer de Próstata] Claudia

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Claudia - Meu nome é Claudia, sou de São Paulo, Capital e tenho 38 anos.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Claudia - Meu falecido avô materno teve câncer na próstata, minha tia teve câncer na laringe (parece hoje estar bem) e eu fui diagnosticada a pouco com o linfoma de Hodgkin.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Claudia - A todo momento procuro passar paz e tranquilidade aos meus familiares por saber que é impactante sobretudo para uma mãe. Me considero um pouco mais forte emocionalmente que minha mãe, então pelo menos agora no início procuro levar a vida normalmente é sempre peço que elas tb levem... Isso fatalmente me faria sentir menos "peso na consciência"...
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Claudia - Passei uma semana muito turbulenta em busca da liberação do convênio para a realização da minha biópsia, implante do cateter, realização do Pet Scan e das quimios. Mas hoje graças a Deus tudo foi liberado.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Claudia - Todo o trâmite de correria com hospital, internação e convênio eu procurei correr atrás pois todos de casa trabalham o dia todo e quis fazer tudo enquanto não me sinto mal ou debilitada.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Claudia - Pesquisei muito na internet, conversei com amigos médicos e pacientes com o mesmo linfoma enquanto estava internada.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Claudia - Ainda não busquei porque sinto que ainda lido bem e aceitei tranquilamente o diagnóstico. Mas pretendo buscar agora, que a correria acabou. Pois não sei até quando saberei lidar com as consciências da quimioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Claudia - Não vejo mudanças nos hábitos dos meus familiares.minha mãe por exemplo não pensa sequer em se esforçar em parar de fumar mesmo ela sabendo que já apresenta problemas de saúde por causa disso é inclusive já viu umas bolinhas na garganta.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Claudia - Manter a fé e o pensamento positivo sempre. Entender que a vida não acaba com o começo do diagnóstico. Porém vc recebe uma oportunidade de ter uma nova vida pós- diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Claudia - Pela internet.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho