[Câncer de Mama] Cibele Maciel

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Cibele - Meu nome é Cibele Maciel, tenho 33 anos, moro em Brasília. Há 7 anos acompanho a luta da minha mãe contra um câncer de mama com metástase.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Cibele - Minha mãe.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Cibele - Eu encarei a doença de frente com muita fé e pensamento positivo.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Cibele - Foram vários desafios ao longo dos anos, mas por incrível que pareça, as dificuldades enfrentadas para conseguir acesso ao tratamento foi um dos piores momentos. Apesar de ter plano de saúde, nos deparamos muitas vezes com falta de autorizações e demora no atendimento ao paciente com câncer.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Cibele - Como filha única, estou ao lado da minha mãe em todos os momentos. Dando força, ânimo e buscando sempre alternativas de tratamento que sejam melhores para ela.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Cibele - Sempre busquei muita informação e foi fundamental para acompanhar o tratamento e buscar os direitos que minha mãe tem.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Cibele - Comecei a ter acompanhamento psicológico há pouquíssimo tempo e acho que está me fazendo muito bem. É muito bom ouvir a opinião de alguém que está fora da situação, que consegue enxergar coisas que não conseguimos por estarmos muito envolvidos.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Cibele - Depois que minha mãe adoeceu, eu percebi como não podemos deixar a saúde para depois.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Cibele - Primeiro de tudo, tenha fé que as coisas vão dar certo e busque na oração um conforto para os momentos de aflição que vão aparecer. Segundo, confie primeiramente em Deus e caso algum médico vier com um diagnóstico ruim, busque uma segunda opinião. Ao longo de 7 anos do tratamento da minha mãe, nos deparamos com profissionais de todo tipo e felizmente, apareceram também médicos responsáveis e dispostos a ajudar.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Cibele - Conheci o Instituto Oncoguia ao ver um outdoor da Campanha por Mais Tempo na minha cidade.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Cibele - O trabalho de vocês é sensacional e as pessoas precisam conhecê-los mais e mais.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho