Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[CÂNCER DE MAMA AVANÇADO] Carmen Dolores Bueno Saez

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 13/02/2017

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Carmen - Meu nome é Carmen, tenho 49 anos e sou Biomédica.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Carmen - Minha irmã de 45 anos teve câncer de mama avançado.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Carmen - Como sou da área de saúde, fui eu quem deu o diagnóstico para minha irmã. Foi terrível para toda a família. É muito triste, ninguém tem o que falar nesta hora... Ficamos sem ação.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Carmen - Todos. Não estamos preparados para ver e compartilhar tanto sofrimento, tanta dor e lágrima. É quimio, radio, cirurgia... O pior foi quando escutamos que ela estava com metástase óssea e, 7 meses depois, mais uma notícia triste: quando foi descoberto a metástase cerebral.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Carmen - Em tudo, levando ao médico, na quimioterapia e radioterapia, terapia, nos banhos, nos curativos... Tentando ficar ao máximo perto de quem amamos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Carmen - Eu já sou da área da saúde, então sabia muita coisa. Mas também é muito difícil quando você sabe. Nesses casos, é melhor não ser da área.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Carmen - Não.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Carmen - Sim. Faço exames a cada 6 meses.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Carmen - É dar todo o apoio ao doente visitando, fazendo tudo o que o doente precisa, levando ao médico, quimio, radioterapia, terapia... Enfim, em tudo.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Carmen - Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Carmen - Continuem fazendo este trabalho maravilhoso que é ajudar todos (pacientes e familiares) nesta doença tão cruel.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive