[Câncer de Via Biliar] Ariane

Compartilhando Experiência
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Ariane - Olá, me chamo Ariane.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Ariane - Minha mãe.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Ariane - Da pior forma, cheguei a desmaiar e só via o lado ruim. Apesar de não perder a esperança, tentei não me abater perto dela nem a deixar desanimada/triste. Ela sabia tudo, mas se mantinha forte por nós, filhos... E mesmo com histórico de depressão grave ela foi forte, guerreira, ajudou todos nós e deixou o legado mais lindo do mundo: que apesar de suas dificuldades, sempre olhe pelo próximo!
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Ariane - Saber que iria perdê-la e não poderia fazer nada. Também a falta de humanização de alguns profissionais.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Ariane - Auxiliando-a em tudo que podia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Ariane - Sim. E ajudou muito.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Ariane - Sim, mas nada me aliviou até hoje...
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Ariane - Na verdade não, não me importo mais com a vida depois da perda dela.. Não há muito o que impedir. Ela sempre foi saudável e mesmo assim a doença chegou do nada, silenciosa, maligna e a levou como o vento leva as folhas... Se tiver de vir, sera como todos (maioria): silenciosa, fatal.. Estamos na mão de Deus...  QUE JESUS VOLTE LOGO!
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Ariane - Faça tudo que tiver ao alcance, fique o máximo que puder com ele, deixe-o feliz, realize todos os desejos, diga que o ama, peça perdão e tenha Deus todos os dias ao lado... Não desista, peça mais opiniões de outros médicos, nunca pare! Mas lembre-se que em pior dos caso, não insista no sofrimento - somente peça a Deus pra fazer a sua vontade. Pior que a perda é ver quem amamos sofrendo.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Ariane - Quando fui a procura informações e consolo...
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Ariane -
    Só agradecer e que Deus os abençoe. De alguma forma vocês nos ajudam muito, queria meu depoimento no espaço familiar. Gostaria de deixar a frase que me minha mãe sempre dizia.. "É muito fácil amar as pessoas que são fáceis de amar. Devemos amar as pessoas difíceis, assim como Jesus no ama."
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho