Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[CÂNCER DE FÍGADO] Ana Lúcia de Oliveira Lucas

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 10/01/2017

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Ana - Olá, me chamo Ana Lúcia, irmã da paciente Sônia Aparecida, diagnosticada com Câncer de Fígado.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Ana - Minha irmã.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Ana - Foi um choque muito grande pra mim, pois além de sermos em 7 irmãs, eu acompanhei de perto a doença dela... Do começo ao fim.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Ana - Ter que ver ela com fome e com medo de comer...Ver ela perdendo peso a cada dia e ver aquele sorriso lindo se desfazendo.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Ana - Dando apoio material e espiritual, mas as vezes me via tão fraca que não conseguia falar com ninguém.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Ana - Sim, busquei bastante em sites. Só que me amedrontava a cada dia, pois via que todos os sinais que ela tinha batiam com que eu estava lendo.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Ana - Não, apenas no meu psicólogo: Jesus.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Ana - Fiquei sim, cortei refrigerantes, carnes vermelhas comemos pouco e a alimentação se tornou mais balanceada.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Ana - Olha, o melhor conselho é que precisa buscar muito a ajuda de DEUS, pois enfrentar um problema como esse é muito desgastante.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Ana - Por pesquisas que andei fazendo. Antes de minha irmã ser acometida por essa doença, eu nem sabia que existia essa especialidade, pra ser bem sincera.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Ana - No momento não.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive