Espaço do

Familiar


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[CÂNCER DE PÂNCREAS] Adilma Moreira de Medeiros

Compartilhando Experiência



Essa entrevista foi preenchida em 09/10/2020

  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? Adilma - Meu nome é Adilma, sou enfermeira, viúva e mãe de um filho.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Adilma - O pai de meu filho faleceu de câncer de pulmão mm 2015. Este ano, no dia 25/07/2020, perdi meu atual marido de câncer de pâncreas.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você lidou com esse momento? Adilma - Foi uma batalha muito grande até chegar realmente o diagnóstico. Acho que falta no Brasil um maior preparo para os profissionais em detectar a doença, mesmo com toda a tecnologia.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados? Adilma - O tempo que ficamos passando por vários médicos na rede particular sem conseguir nenhuma resposta para os sintomas apresentados. Apesar disso, encontramos depois todo apoio no HUCFF. Por ser funcionário da UFRJ conseguiu ficar internado lá e fazer todos os exames, onde foi descoberto seu diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Adilma - Dando todo apoio merecido, não deixando-o sem esperanças, rezando nos momentos mais difíceis e cuidando dele a todo momento. Amando como sempre o amei.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Adilma - A principio, não. Eu estava mais focada nos cuidados que ele precisava, mas através da médica que o acompanhou algumas informações necessárias sobre a doença eram passadas.
  • Instituto Oncoguia - Após a descoberta do câncer no seu familiar, você ficou mais atento com a sua própria saúde? De que forma você se cuida? Adilma - Eu sempre tento manter cuidados quando se trata de saúde. Pratico atividades físicas, mantenho minha alimentação saudável, não fumo, não bebo bebidas alcoólicas e tenho uma vida tranquila.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que esta enfrentando o câncer em casa? Adilma - Que procure sempre dar o melhor para o seu ente querido, em se tratando de assistência médica e hospitalar. Busquem sempre o melhor atendimento, busquem o lugar especializado e amenizando o sofrimento através de cuidados com equipe de melhor qualidade. E AME, demonstre todo carinho, afeto e conforto. Busque Deus.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Adilma - Através da Internet. Quando só agora vim buscar mais informações sobre o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Adilma - Eu sinto falta de um lugar onde possa conversar até esse momento de luto me acompanhar. É muito dolorido. Um grupo seria muito bom.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive