[Câncer de Colo do Útero] Veronica Barcellos

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Veronica - Tenho 39 anos, sou mãe de 5 filhos, o mais velho tem 21 e os outros tem: 16,12, 6 e 4 anos. Sou do lar no momento, casada com um homem maravilhoso, moro em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Veronica - Descobri que estava com câncer no momento da relação, tinha hemorragia com a penetração, foi aí que fui procurar um médico e fazer o papanicolau.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Veronica - Bem, quando começava a ter relação com meu marido sangrava muiitooo, foi aí que corri pra internet pra tentar descobrir o que poderia ser.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Veronica - Bem, fiz meu papanicolau em outubro de 2014 e me deram três meses para pegar o resultado.
    Quando peguei o exame, estava mandando eu repeti-lo em 6 meses, então corri novamente para o ginecologista e ao repetir o exame, quando ela me abriu para colher o preventivo, ela já viu tudo dali mesmo e disse "Corre, pois você esta com câncer", e então me mandou fazer a colposcopia com biopsia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Veronica - Eu estava sozinha com a doutora no consultório e ela não mediu palavras para falar comigo, me deixou muito assustada e disse "Você precisa começar o tratamento pra ontem, você esta com câncer e esta super avançado". Perdi meu chão ali, senti um nó na garganta, minha cabeça pesou e eu tremia, as lágrimas não desciam. Levantei, peguei os exames que ela me mandou fazer e fui pra casa sem noção nenhuma de que estava na rua, perdida, sem rumo.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Veronica - Morrer e não ver meus filhos fazendo a vidinha deles, em saber que se eu morrer eles vão crescer separados indo cada um pra um canto, penso muito nisso.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Veronica - Comecei meu tratamento em agosto deste ano, fiz 5 sessão de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia e agora estou aguardando me chamarem pra fazer a braquiterapia. Já era pra ter feito, mas tudo depende da agenda do SUS.  Já estou há quase 2 meses sem tratamento e não tomo remédio, estou nas mãos de Deus esperando pela minha Vitória e eu. Creio que logo chegara.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Veronica - Bom, já fiz a quimioterapia e a Radioterapia então, tive algumas reações como cansaço e falta de apetite. Mas superei e agora o que esta me preocupando é a braquiterapia, pois vou tomar anestesia e isso esta me deixando muito nervosa.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Veronica - Sim, tive muito cansaço, falta de apetite e tive uma assadura muito feia que demorou um mês pra cicatrizar.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Veronica - Cada vez que tenho uma consulta é com um médico diferente, mas são todos maravilhosos, muito atenciosas, graças a Deus.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Veronica - Tive nutricionista, psicólogas, mas faz parte.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Veronica - Não faço, mas sinto que preciso. Muitas vezes sinto que vou desabar e sei que isso não é bom.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Veronica - Eu gostaria que estivesse melhor, quero fazer tanta coisa e não tenho condições pra isso, peço muito a Deus que me ajude a terminar a minha casinha que continua sem portas e sem janelas, quero dar uma vida melhor pros meus filhos e não consigo, isso me deixa triste.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Veronica - Não trabalho.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Veronica - Não tive como conseguir o auxílio, pois tinha tempo que eu não trabalhava de carteira assinada.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Veronica - Quero muito terminar minha casa, ver ela bem bonitinha com portas e janelas, é meu sonho e também quero ter um cachorro labrador puro, eu sonho com esse cachorro, mas não tenho condições de comprar.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Veronica - Se apegar com Deus, pois ele é o único que pode nos da a esperança e a fé que precisamos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Veronica - Através do face.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Veronica - Não o trabalho de vocês, é perfeito.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Veronica - Não nos negue nosso tratamento. Não temos tempo para esperar tanto tempo, precisamos pra ontem e não para amanhã.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho