[Câncer de Mama] Valderez Dias De Melo

Aprendendo com Você
Valderez Dias de Melo
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Valderez - Tenho 43 anos, sou operadora de telemarketing, tenho 1 filho de 12 anos e sou casada há 23 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Valderez - A mudança de tamanho através da mamografia, mas eu já havia notado uma diferença no tamanho "ele diminuiu" e o bico do meu seio direito estava repuxando para as axilas.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Valderez - Não, nenhum.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Valderez - Com os médicos. Meu exame já estava claro que era câncer, mas a primeira ginecologista não fez exame clínico e segundo também. O terceiro médico olhou o exame e já me encaminhou para um especialista Dr. Renato que ficou indignado com a falta de profissionalismo dos colegas.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Valderez - Triste, mas sou uma pessoa que penso sempre positivo, claro que chorei, foi terrível, mas a partir do momento que soube arregacei as mangas e "bora" para batalha.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Valderez - No meu filho.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Valderez - Coloquei o cateter para quimio faz uma semana. Minha quimioterapia começou dia 17/07/2015 - antes da quimioterapia já foi necessário retirar a mama, pois haviam 2 nódulos e mais 12 linfonodos nas axilas.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Valderez - Tudo é complicado, é um pouco tenso, cada dia mais novidades... Mas não há nada que difícil seja e que não possamos resolver. Se não for com trabalho é com fé, muita fé!
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Valderez - Só muito sono e um pouco de enjoo. Eu procurei não pensar no que estava sentindo, me concentrei, orei e procurei pensar que junto com aquele mal estar estava a possibilidade de minha cura.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Valderez - Excelente, Dra. Isabel é um anjo! Ela também teve que retirar também as duas mamas devido ao câncer, então ela diz que é profissional e tem a experiência em dobro. É muito otimista, muito sincera e verdadeira.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Valderez - Dr. Renato mastologista é um grande homem também! Enfermeiras e psicólogas do grupo Viva Melhor. São pessoas que só tem a acrescentar em minha vida, pessoas de bom coração, que além de falar da doença e nas suas possibilidades de cura, são pessoas do bem.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Valderez - Olha, pelo meu convenio não, estou no grupo Viva melhor onde tem psicólogas linda e fofas, mas até agora não precisei do auxilio.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Valderez - Não digo melhor, porque com essa doença não poderia né! Mas me sinto mais forte, determinada e objetiva! Um dia de cada vez!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Valderez - Estou afastada e sinto um pouco de falta, mas devido ao tratamento não posso facilitar principalmente quando a imunidade fica baixa.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Valderez - Ainda não!
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Valderez - Viver.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Valderez - Quase sempre as pessoas esperam que alguém que tenha uma doença grave ou alguma deficiência seja uma criatura inativa, talvez furiosa, introvertida, excessivamente tímida ou quieta. Gosto de surpreendê-las, mostrando que levo uma vida linda e cheia de realizações. Pare de sentir pena de si mesma! Não tenha pensamentos negativos! Eu sou feliz e sempre serei. Acredite! Sabe porque sou tão feliz!? Sou uma obra de Deus, criada de acordo com o plano que Ele designou a mim e sempre procuro ir melhorando para servir a Ele.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Valderez - Pelo facebook.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Valderez - Só tenho a agradecer por tanto carinho e dedicação a nós. A Sugestão que tenho a dar é continuem com esse trabalho grandioso e abençoado. Beijos no coração de vocês, meus anjos.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Valderez - Que facilitassem mais para conseguimos nossos direitos. É muita burocracia, muita papelada que no ficam só nos cansam e acabamos desistindo. acho que foi feito para isso para população desistir. Mais amor ao próximo. Precisam ter um tutorial com o Oncoguia.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho