[Câncer de Mama] Terezinha Ivani Da Silva

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Terezinha - Tenho 40 anos, sou assistente administrativo, não tenho filhos, sou casada e moro em Contagem, MG.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Terezinha - Através do toque, meu marido e eu.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Terezinha - Senti um nódulo.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Terezinha - Minha médica ginecologista solicitou os exames: mamografia e ultrassom, mas ao examina-los ela me disse que não era nada, que eu podia ficar tranquila, despreocupada e mesmo eu questionando-a se precisaria procurar especialista (mastologista) ela me disse que não. Apesar disso, procurei sim mastologista a qual me solicitou biópsia e daí o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Terezinha - Fiquei em estado de choque, não consegui nem chorar. Minha maior preocupação era contar para meu marido, minha família e amigos, além de pensar que ficaria careca. Graças a Deus fui encaminhada para uma clínica (oncocentro) que tem uma touca que usamos na cabeça para resfriar o couro cabeludo o que reduziu em mais de 70% a queda do meu cabelo e eu não fiquei careca.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Terezinha - Maior preocupação é uma volta do câncer...
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Terezinha - Fiz 4 sessões de quimioterapias vermelhas e 12 quimioterapias brancas. Fiz cirurgia parcial somente para retirada do tumor porque graças a Deus não atingiu as axilas. Fiz 30 sessões de radioterapia. Terminei a radioterapia em set/2016 e depois de um ano,afastada em nov/2016, retornei ao meu trabalho. Hoje faço uso de mediamente oral chamando Tamoxifeno que deverá ser por 5 anos.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Terezinha - Mais difícil é a quimioterapia, a gente fica com muitos medos: o exame de sangue não está bom para fazer o tratamento, não ter veia, não aguentar, etc...
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Terezinha - Durante o tratamento com a quimioterapia vermelha, tive alguns efeitos colaterais, mas graças a Deus foram poucos, senti enjoo, boca seca, azia e queimação estomacal, de fez em quando as pernas "pesadas", insônia, feridas na boca. Mudei minha alimentação, passei para uma alimentação mais saudável: sucos naturais, e em especial de graviola e de noni. Parei de tomar refrigerante, diminui muito o açúcar, substitui o óleo de soja pelo de girassol entre outras coisas...
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Terezinha - Foi excelente. Meu oncologista é super alto astral, brincava muito e eu me distraia.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Terezinha - Sim, com nutricionista, enfermeiros, farmacêuticos... A clinica onde fiz o tratamento oferece todos esses acompanhamentos.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Terezinha - Não fiz diretamente, as vezes a psicóloga da clinica passava onde eu estava fazendo a quimioterapia para dar um "oi".
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Terezinha - Hoje já voltei a trabalhar e minha vida está praticamente normal graças a Deus. Tenho uma séria suspeita de que o câncer de mama apareceu em mim, devido ao tratamento que fiz para engravidar, pois em fev/2016 fiz uma Fertilização In Vitro e em agosto/2016 detectamos o nódulo e começou a investigação até o diagnóstico em nov/2016.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Terezinha - Fiquei afastada por 1 ano do trabalho. Hoje já retornei ao trabalho.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Terezinha - Sim, afastamento pelo INSS, saque do FGTS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Terezinha - Viver, agradecer a Deus e sempre me cuidar e cuidar dos meus. Adotar filhos já que a gravidez agora é praticamente impossível já que depois da terceira sessão de quimioterapia parei de menstruar.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Terezinha - Tenha coragem, encare o câncer como uma doença tratável. Tenha fé em Deus. Busque-o porque junto com Deus tudo é mais leve. Alimente-se bem, o mais saudável possível e mesmo se não tiver apetite insista em alimentar-se, é preciso fortalecer o organismo para resistir ao tratamento que é bem agressivo. Pratique atividade física ajuda muuito (que der conta, uma caminhada).
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Terezinha - Através da internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Terezinha - Mais informações/dicas/orientações sobre pós câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho