[Câncer de Mama] Tânia Gritenas De Carvalho

Aprendendo com Você
Tânia Gritenas de Carvalho
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Tânia - Tânia Gritenas de Carvalho - Olá, tenho 54 anos e sou de São Paulo, SP. Gosto de ler, escrever, de trabalhos manuais, viajar, namorar, fazer novas amizades, estudar, dançar e de trabalhos voluntários, além de ajudar às pessoas de forma geral.

    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Carcinoma Invasivo de Mama.

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Através de exames de rotina. Mesmo realizando todos os anos a mamografia, me foi surpreendente a possibilidade de haver algo mais grave. A própria Radiologista não conseguiu localizar o nódulo, devido apresentar somente uma mancha . Estava localizado atrás da mama, bem próximo à musculatura, medindo 2cm.

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Sou voluntária no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho desde outubro de 2011. No decorrer da frequência no local, tive a oportunidade de poder ajudar alguns pacientes terminais, aprender muito com eles, e também, com toda equipe Médica e de enfermagem. Uma experiência singular ... Quando eu estava realizando exames investigativos para confirmação do nódulo ser maligno ou não, eu já desconfiava, devido ter estudado à respeito da doença. Principalmente, por ser de forma irregular, o que normalmente, caracteriza malignidade.

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Por incrível que pareça, no momento, a primeira reação foi perguntar à minha Mastologista "Qual seria o tratamento, se a doença poderia voltar, e o que seria realizado em primeiro lugar, a cirurgia ou o tratamento e em quanto tempo levaria todo o tratamento???" Claro que depois de algumas horas minha "ficha caiu", e ai sim, senti medo de morrer ... Vieram os questionamentos, as inseguranças, etc. Mas quando estamos dentro da situação, só temos que enfrentá-la e quanto mais Coragem, Fé e Determinação, melhor serão as possibilidades de cura.

    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Sim, fiz a cirurgia de Quadrantectomia e Investigação do Linfonodo Sentinela no dia 11/03/2015. Tive alta no dia seguinte e, Graças ao Deus Todo Poderoso, correu tudo muito bem. O resultado da pesquisa foi negativo, o que me deixou mais tranquila. Em seguida realizei uma bateria de exames para verificar se havia alguma célula cancerígena em algum outro órgão. Aguardar o resultado desses exames foram os momentos mais difíceis. No dia 24/04/2015, iniciei minha primeira sessão de quimioterapia, sendo a vermelha e a branca juntas. Foi tranquilo. Somente depois de dois dias da aplicação senti muito enjoo. Mas tudo passa... Ontem, 19/05/15, realizei a segunda sessão e Graças à Deus correu tudo bem. Hoje tive um dia maravilhoso!!! Faltam somente quatro sessões. Procuro me alimentar bem, beber muita água e seguir todos os conselhos da equipe Médica.

    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Na minha opinião, a quimioterapia. Não posso afirmar porque ainda terei pela frente a Radioterapia por 30 dias, em seguida a hormonioterapia e finalmente cinco anos tomando um comprimido inibidor do hormônio que causou o câncer.

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Até o momento somente enjoo.

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Só tenho à agradecer à toda equipe pelo carinho, competência e dedicação ao meu tratamento. Fiz a cirurgia com a Mastologista e em seguida fui encaminhada para o Oncologista para o tratamento Químio e Rádio.

    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Psicólogas, Psiquiatra e Nutricionista, todas excelentes profissionais.

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Sim, cuido da parte emocional em geral com uma Psicóloga, e também, da parte Oncológica com outra. Além da Psiquiatra que me acompanha no tratamento da Síndrome de Pânico.

    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Também. Isso está fazendo toda diferença no tratamento, seguir as recomendações da nutricionista.

    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Continuo em tratamento médico, espiritual, terapias, nutrição e atividades que me dão prazer.

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Me sinto mais feliz, confiante na cura, determinada e mais fortalecida. Aprendi a me amar acima de tudo e viver um dia de cada vez.

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Tânia Gritenas de Carvalho - Pretendo criar uma ONG ou BLOG para atender pacientes carentes, ajudando-as à encarar a doença como ela é, poder mostrar que existe vida com câncer e que podemos e devemos ser felizes com aquilo que Deus nos prepara. Quero criar um banco de perucas, cursos de maquiagem para essas pacientes, oferecer produtos gratuitos para que elas possam fazer uso deles. Penso em convidar profissionais da Oncologia para ministrar palestras esclarecedoras quanto às dúvidas sobre cada caso de doença. Como sou Formada em Cosmetologia e estética, pretendo criar um Projeto de Autoestima para as pacientes em tratamento.

    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo diagnóstico de câncer hoje?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Que aceite com resignação, confiante, e procure tirar todas suas dúvidas com seu médico ou médica. Evite consultar o Dr. Google, que só confunde ainda mais a mente de quem está sofrendo.

    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Nos dá mais segurança, credibilidade e Fé na cura.

    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Muito ! Diretamente com minha equipe médica. Claro que também fui espiar no Google e não aconselho essa pesquisa. Só nos confunde ao invés de esclarecer. Aconselho, sim, consultar o Oncoguia, que é repleto de esclarecimentos confiáveis.

    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Através do Instituto do Câncer onde sou voluntária, e também, na internet.

    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Só tenho à agradecer pela acolhida e pelas informações precisas contidas no site.

    Instituto Oncoguia - Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

    Tânia Gritenas de Carvalho - Fiquei muito mais tranquila ao saber, através do meu Oncologista, que hoje o câncer quando diagnosticado no início oferece uma grande porcentagem de cura, um ótimo prognóstico, maior qualidade de vida ao paciente e principalmente, em alguns casos, também ser considerada uma doença crônica como diabetes, hipertensão e outras doenças. Eu sugiro à um político que ajudem à indicar quem possa criar ONGS para poder ajudar à pacientes em tratamento. Que sejam criados Projetos de Combate ao Câncer, oferecendo maior número de consultas e exames diagnósticos , para que possamos prevenir ou atender mais rapidamente à aqueles que ficam aguardando por mais de quatro ou cinco meses para uma consulta. Lembrando que as células cancerígenas se multiplicam de forma muito rápida. Esse Projeto iria contribuir na melhoria do atendimento publico e menor gasto no tratamento do Câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho