[Câncer de Laringe e Hipofaringe] Tadeu Barreto

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Tadeu - Me chamo Tadeu Barreto, tenho 49 anos, sou Servidor Público Estadual, junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, casado, pai de 03 filhos, residente em Rio Pardo de Minas-MG.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Tadeu - Após ter procedido o exame de laringoscopia direta, quando constatou uma lesão na região supra-glótica à direita.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Tadeu - Durante um período de 90 (noventa) dias, sentia muita coceira na garganta, bem como, garganta seca e de vez em quando, durante a alimentação engasgava.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Tadeu - Não tive muita dificuldade de fechar o diagnóstico, pois realizei a consulta médica e os exames tudo por conta própria, só então a partir do diagnóstico do câncer é que fui encaminhado para tratamento pelo SUS, no Hospital Dilson Godinho na Cidade de Montes Claros-MG.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Tadeu - Muita aflição e preocupação e muito medo de sofrer.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Tadeu - Procurar o mais rápido possível o tratamento, tendo no pensamento que cada dia perdido sem iniciar o mesmo, fazia toda a diferença.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Tadeu - Já finalizei os tratamentos. Em 07/01/2014, internei no Hospital Dilson Godinho em Montes Claros-MG., para no dia seguinte proceder uma cirurgia parcial da laringe, retirada do tumor, tendo no ato da cirurgia, diante do tamanho do tumor, procedido a retirada total da laringe e procedido o esvaziamento cervical, ficando internado durante 05 dias. Sobre o enfrentamento do tratamento, primeiramente coloquei Deus a frente de tudo, somando a vontade de viver, com ajuda de familiares e principalmente de minha esposa, foi que enfrentei primeiro a cirurgia, e depois 03 sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia, sendo tudo muito difícil pois os tratamentos são muito estressantes, somando o fato de que de onde eu moro e onde realizei os tratamentos fica distante cerca de 600 km ida e volta.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Tadeu - A radioterapia foi o tratamento mais difícil, diante do fato de já ter passado por uma laringectomia total e esvaziamento cervical, o que me colocou em situação muito difícil para alimentar, mas graças a Deus mesmos diante de todas dificuldades superei bem os tratamentos.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Tadeu - A dificuldade de engolir e a falta de saliva que persiste até hoje, a mais de 01 ano do término dos tratamentos, bem como muita dor no pescoço, principalmente nos dias frios. Bebo muita água e tenho uma alimentação bem cozida.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Tadeu - Relação muito boa, pois se mostra um excelente profissional.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Tadeu - Sim, com o médico que acompanhou o tratamento da radioterapia e o médico da quimioterapia o qual até hoje, ainda realizo acompanhamento após o tratamento. Passei também pelo dentista, psicólogo, fisioterapeuta.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Tadeu - Fiz uma consulta com psicólogo, ocasião em que o mesmo achou que eu não precisava e acompanhamento.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Tadeu - Diante do fato de haver perdido a voz, da traqueostomia realizada, hoje tento retomar o dia a dia, com muita dificuldade, pois ainda não consegui aceitar completamente a situação.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Tadeu - Ainda estou de licença médica.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Tadeu - resolver a questão da voz, pois a sociedade senti muita dificuldade em comunicar com uma pessoa que perdeu a voz. Penso em voltar a trabalhar como antes.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Tadeu - Ter muita fé em Deus, pois ele nos dá coragem para enfrentar todos os medos, procurando o mais rápido possível iniciar os tratamentos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Tadeu - Através do facebook.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Tadeu - Parabenizar vocês pelo trabalho realizado, pois de forma clara mostra sobre a doença e os tratamentos disponíveis.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Tadeu - Que os médicos das unidades básicas de saúde sejam melhores orientados sobre o câncer, pois muitas vezes demoram muito para suspeitarem da possibilidade de tal doença, demorando muito em pedir certos exames. Hoje vejo a dificuldade que nós pacientes enfrentamos diante da falta de hospitais e médicos na rede pública de saúde, temos muitas dificuldades a agendar consultas e outros procedimentos, devendo os atuais políticos olharem com mais carinho essa situação.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho