[Câncer Colorretal] Suzana S.B. F. Carvalho

Aprendendo com Você
Suzana S.B. F. Carvalho
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Suzana - Tenho 60 anos, sou psicóloga, tenho 2 filhas, sou casada e moro em Niterói/ RJ.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Suzana - Através de um controle de colonoscopia, meu câncer começou no ceco e se espalhou como metástase para o fígado. Neste caso o meu fígado, quando foi descoberto, estava quase todo tomado.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Suzana - Sim, desde 2013 já desconfiava que algo não estava normal. Evacuava diarreia e quando estava bem as fezes desciam como uma fita, só descobri o câncer em abril de 2015.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Suzana - O meu gastro de 20 anos falou que a minha dor era coisa da minha cabeça, que eu estava estressada, que eu tinha colite e diverticulite. Não contente com a resposta, pois sentia muitas dores, fui consultar o Google e saber o que fazer, a maioria das opiniões era "consultar um cirurgião urgente!".
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Suzana - Me senti ALIVIADA por ter descoberto a tempo que tinha câncer. Pensei em começar a fazer todos os exames e tratamentos para tentar me salvar!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Suzana - Me livrar da morte, pois o médico me avisou que eu tinha uma sobrevida, que eu tinha que fazer tudo direitinho.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Suzana - Sim, já estou no final do tratamento. Fiz 7 quimioterapias para fazer redução dos tumores, depois 3 cirurgias para tirar 50 cm do intestino e 1/3 do fígado. Depois de 2 meses, voltei a fazer as outras 5 quimioterapias para combater a metástase e foi suspensa porque minhas pernas, pés e mãos começaram a adormecer. Durante o tratamento de quimioterapia tive muitos enjoos, diarreias, fiquei anêmica com as minhas plaquetas muito baixas. Minha imunidade ficou muito baixa, fiquei muito fraca, perdi 22kg.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Suzana - Quimioterapia, demorado e sofrível.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Suzana - Senti muito conforme relatei acima, tive que pedir licença do serviço de tanto passar mal.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Suzana - Minha relação com meu oncologista foi 100% boa, Dr. Fernando Meton do COI e Dr. Marcelo Enne meu cirurgião me cuidaram com a mão de Deus, tinha atendimento integral pelo celular e WhatsApp.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Suzana - Não, estes médicos foram indicados pelo médico cirurgião que descobriu meu câncer, Dr. Saboia, do Rio de Janeiro, melhor cirurgião bariátrico.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Suzana - Não faço acompanhamento psicológico, mas neste período li muitos livros de pessoas que tiveram esta doença e aprendi sobre alimentação, repouso, hábitos de higiene, etc....
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Suzana - Pouco apetite, alguma dor na barriga, diarreias frequentes e andando pouco devido a dormência, tudo isso foi efeito colateral da quimioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Suzana - Estava para voltar quando a dormência me atrapalhou.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Suzana - Sim, somente a isenção do IR na minha aposentadoria, os demais é muita exigência, desisti!
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Suzana - Voltar a minha vida normal, mas com muitas restrições. Ter uma vida mais saudável.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Suzana - Não perca um dia, não deixe nada para depois. Corra atrás da vida com muita alegria e motivação!!!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Suzana - Pelo Facebook.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Suzana - Continuem informando sobre o câncer, muitas pessoas desconhecem e muitos morrem por falta de informação.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Suzana - Tenho vergonha de responder esta pergunta eu fui salva porque tenho um plano de saúde bom, mas e os que não tem condições? O que o governo está fazendo para acabar com tantos ladrões políticos? Com tanto dinheiro arrecadado com os impostos, para onde vai?
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho