[] [CÂNCER DE MAMA] Sonia Ruiz Zanin

Aprendendo com Você
  • Você poderia se apresentar?
     
    Sonia Zanin - Sonia Ruiz Zanin, 42 anos, casada, funcionária pública do estado do Paraná, tenho 2 filhos (um menino de 14 e uma menina de 12), meu hobby: gosto de pesquisar na internet assuntos interessantes e cuidar das minhas plantas, ficar com os meus filhos e marido.
     
    Como foi que você descobriu que estava com câncer?
     
    Sonia Zanin - Fui a minha ginecologista como de costume uma vez ao ano e ela no exame da mama detectou um caroço no seio esquerdo. Pediu a mamografia e ultrassom, porém qual não foi a surpresa o tumor estava no seio direito e era tão pequeno que no exame de toque ela não conseguiria sentir. Mas Deus é tão misericordioso que fez com ela sentisse mesmo na outra mama e para assim pedir os exames.
     
    Na mamografia já apareceu e deu indicação de biópsia. Passados alguns dias fiz a cirurgia e foi retirado o tumor e passados mais uns 10 dias veio o resultado que confirmou o resultado: carcinoma in situ medindo 0,5cm. Precisei esvaziar a axila pois deu micrometástase no linfonodo sentinela.
     
    Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? Qual era a sua maior preocupação neste momento?
     
    Sonia Zanin - Apesar do meu mastologista ser uma pessoa calma e muito competente e acima de tudo muito otimista e ótimo profissional, não deu para segurar, fiquei arrasada. Mas Deus me deu tanta força que resisti e disse para ele o tem para se fazer, doutor? Qual o próximo passo? E então ele me disse o que iria ser feito. Não foi fácil, mas passei por mais esta na minha vida, Deus e Nossa Senhora são maiores.
     
    O que aconteceu depois disso? Você já começou o tratamento?
     
    Sonia Zanin - Isto aconteceu há um ano. Tive que fazer três cirurgias, 6 sessões de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. Acabei agora em janeiro de 2008. Mas sobrevivi, graças a Deus.
     
    Na sua opinião, qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?
     
    Sonia Zanin - A quimioterapia é em minha opinião a parte mais difícil e perigosa, pois nosso organismo fica muito fraco. O psicológico também se abala muito, apesar da minha família ter sido maravilhosa comigo. Mas não há como não ficar triste em determinados períodos.
     
    Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?
     
    Sonia Zanin - Na quimioterapia tive todos os efeitos colaterais que estavam na lista. Passava muito mal nos primeiros dias depois dava para tirar de letra.
     
    Como é sua relação com o seu médico?
     
    Sonia Zanin - Meu médico tanto o mastologista quanto a oncologista que me acompanhou são simplesmente maravilhosos. Se colocaram inteiramente a minha disposição, em todos os momentos, me medicaram por telefone pois sou de uma cidade vizinha a deles.
     
    Com que outro profissional você se relacionou?
     
    Sonia Zanin - O médico da radioterapia não foi muito amistoso porém bastante eficiente.
     
    Você está em tratamento ou já finalizou?
     
    Sonia Zanin - Já finalizei agora estou refazendo todos os exames.
     
    Como está a sua vida hoje?
     
    Sonia Zanin - Bem. Posso dizer que perto do que tive que passar, eu estou no céu agora. Já voltei a trabalhar, estou vivendo ainda melhor com o meu marido e minha família no geral...
     
    Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
     
    Sonia Zanin - Jamais percam a esperança, graças a Deus estamos vivendo dias em que a medicina apresenta algumas formas de tratamento bastante eficazes. Temos que seguir as orientações médicas, fazer tudo certinho, mas acima de tudo confiar em Deus. Nos colocarmos nos braços de Nossa Senhora e seguimos adiante, pois nosso prazo de validade aqui na terra só Deus é quem sabe.

    Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer? Você buscou se informar? De que maneira?
     
    Sonia Zanin - Assim que soube do diagnóstico entrei na internet e pesquisei tudo sobre a doença, desde prognóstico, tratamento, depoimentos, pequisas, etc. Assim fiquei mais forte e sabia o que perguntar ao médico e também se o tratamento que ele prescrevera estava correto.

Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho