[Câncer Colorretal] Simone Freire Gollis Cardoso

Aprendendo com Você
Simone Freire Gollis Cardoso
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Simone - Meu nome é Simone, tenho 30 anos, sou casada e tenho uma filha de 8 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Simone - Descobri há 5 meses, após realizar uma retossigmoidoscopia.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Simone - Tive sangramento por alguns meses, dores abdominais e mudança no ritmo intestinal.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Simone - Foi um choque saber que estava com câncer, chorei muito e tive muito medo, não conseguia dormir e nem comer direito.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Simone - Eu pensava muito na minha filha e no meu marido, que na época ainda era meu noivo... como seria para eles enfrentarem tudo isso comigo, tinha medo de deixá-los.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Simone - Já comecei o tratamento, fiz uma cirurgia para retirada do tumor em Outubro de 2017 e, em Novembro, iniciei a quimioterapia. Já fiz 7 sessões.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Simone - Acredito que a parte mais difícil do tratamento é aceitar a doença e se manter firme diante das sessões de quimioterapia, manter uma alimentação balanceada para não enfraquecer.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Simone - As vezes tenho enjoos e não consigo tomar nada gelado. Na semana de quimio, procuro comer bastante frutas e verduras, sucos naturais sem gelo e, para os enjoos, tomo a medicação prescrita pelo meu oncologista. Se manter otimista ajuda muito a enfrentar as sessões e os efeitos. É só uma fase!
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Simone - O meu oncologista é muito bom e se mantém bem próximo, sempre conversa e brinca bastante, isso ajuda muito.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Simone - Me relaciono com a equipe de enfermagem da quimioterapia que são muito atenciosos e próximos dos pacientes.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Simone - Sim, faço acompanhamento psicológico a cada 15 dias e isso tem sido muito importante para o meu tratamento, a cada dia me sinto mais forte e determinada a lutar e penso muito na minha cura.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Simone - Hoje me sinto outra pessoa, muito mais forte! Entendi que a vida é um presente e temos que aproveitar cada instante. O câncer está me ensinando a valorizar cada segundo da minha vida, sou grata por acordar a cada dia e pelas pessoas incríveis que estão presentes no meu caminho!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Simone - Estou afastada do trabalho desde que descobri a doença.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Simone - Tenho planos de fazer trabalho voluntário futuramente para ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Simone - Que não desanime, pense sempre na cura, lute com toda força! O câncer não é uma sentença de morte, podemos vencer!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Simone - Através do Facebook.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho