[Câncer de Mama] Simone Firmino

Aprendendo com Você
Simone Firmino
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Simone - Me chamo Simone, tenho 39 anos (mês que vem será o meu niver 20/dez) sou casada, tenho uma menina de 14 anos (21 dez completa 15 anos, meu presente de aniversario) e um menino com 10 anos. Não trabalho, moro em Campinas SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Simone - No início ano 2015 percebi um carocinho no seio. E fui investigar só em Julho.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Simone - Como eu já faço a 3 anos tratamento de Lúpus e Tireoide e os sintomas muito parecidos nem liguei. Só cansaço (tipo uma preguicinha rsrs) queda cabelo. O que me chamou a atenção foi mesmo caroço.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Simone - Só em Junho fui a uma ginecologista fiz ultrassom a pedido dela e estava lá o nodulo benigno, assim foi o laudo me entregue naquele dia. Segundo a ginecologista não era nada pra se preocupar, somente fazer ultrassom de 6 em 6 meses já que não há caso na família de câncer. E me passou uma mamografia só pra 2016 já que estaria com 40 anos. Passei com minha Reumatologista, consulto com ela de 3 em 3 meses, exames normais para o Lúpus, graças a Deus menos uma preocupação.... Ela me indicou um mastologista caso eu estivesse com dúvida do lauda ultrassom. Assim fiz marquei mastologista e na primeira consulta ela disse aparentemente (fazendo o exame acampando nódulo) e com o laudo em mãos não seria nada e me disse vamos tirar? Respondi "opa, vamos sim!". Foi retirado através da cirurgia o nódulo e encaminhado para biópsia e depois de longos dias o resultado: Câncer......surpresa!
    Como era só nódulo agora preciso fazer outra cirurgia para retirar uma margem a qual não foi preciso e agora sendo câncer, precisa. Fiz vários exames a mamografia onde não deu pra ver absolutamente nada, pois minhas mamas são densas e também fiz cintilografia e ressonância, onde apareceram dois pontos onde o contraste ficou mais forte. Meu médico acha que não é nada mesmo vendo as fotos e o laudo. Conclusão pelo laudo da ressonância ela retira toda a minha mama esquerda, mas preferiu fazer uma mamotomia. Fiz sexta, feriado aqui na Cidade, foi tranquilo a única dorzinha foi a da anestesia que passa muito rápido... Picadinha de formiga. Amanhã levarei os fragmentos para o laboratório e agora tenho que esperar o resultado pra voltar pra cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Simone - Não estávamos esperando nem meu médico. Fiquei calada, ele disse que já iria me operar na primeira semana de novembro.... Mas com o resultado da ressonância, esperaremos um pouquinho mais. O medo vem em primeiro lugar, depois o choro.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Simone - "Nossa, vou morrer e minha família?" Mas essa mesma preocupação me faz enfrentar os meus medos. Minha família é demais comigo, eles me incentivam todos os dias.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Simone - Ainda não, estou no aguardo. Mas tenho exemplos maravilhosos que li aqui mesmo e sei que não será fácil mas também não será impossível. É na nossa fraqueza que Deus nos faz fortes!
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Simone - Cada caso, um caso de superação.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Simone - Até agora fiz cirurgia pra retirada nodulo...foi tranquilo. Mamotomia fiz sexta hoje é domingo e estou sem dores. Graças a Deus.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Simone - O meu médico e mastologista Dr.Renato Torresan, excelente profissional.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Simone - Não.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Simone - Não, nada contra, entendo que muitos precisam mesmo dessa ajuda. Jesus deixou para nós ajudar. Mas minha família e amigos são os meu psicólogos, talvez eles precisam de um rsrs.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Simone - Graças a Deus me sinto bem sem sintomas do Lupus (somente os citados na pergunta 3). Estou vivendo um dia de cada vez, deixando a ansiedade de lado já entreguei tudo a Deus e sei que Ele está no controle de todas as coisas.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Simone - Já não trabalhava.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Simone - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Simone - Viver contemplar as obras do Senhor ser testemunho vivo do seu poder.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Simone - Fácil não é !!!! Mas é preciso enxugar as lágrimas e ter a certeza de que você está viva e VIVA pra lutar. A princípio você verá pessoas te olhando tipo: Coitada ela vai morrer... Em outras situações você terá que ser forte pra consolar o fraco que virá até você rsrs. Mas não fique triste, tudo passa e você verá o quão forte você é. Procure testemunhos e ouça pessoas que te tragam vida isso te fará um bem enorme.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Simone - Pesquisando câncer mama na internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Simone - Não.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Simone - É muito triste saber que tem milhares de pessoas com câncer sem o diagnóstico por falta de informação, médicos e hospitais. É tanta burocracia que muitos desistem. Mamografia só com 40 anos???? Não dá pra entender! Sou a favor da ressonância de mama está sim é segura, principalmente para mulheres com mamas densas, que é o meu caso. Mamografia deixa a desejar nesses casos o ultrassom também... O que continua faltando para os políticos é mais atenção e respeito a saúde do povo Brasileiro.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho