[Câncer de Mama] Silmara Borges Moreira

Aprendendo com Você
Silmara Borges Moreira
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Silmara - Tenho 37 anos, sou Analista de Marketing. Não tenho filhos e atualmente estou solteira. Sou de Sorocaba, mas moro desde 2013 em Cuiabá - MT.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Silmara - A primeira vez foi em 2008. Eu tinha um carocinho bem acima da mama, então resolvi procurar um cirurgião plástico para retirar. Quando saiu o resultado da biópsia, foi diagnosticado câncer de mama. Na época, morava em Cuiabá, mas resolvi ficar ao lado da minha família e voltei para Sorocaba.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Silmara - Não tinha sintoma nenhum.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Silmara - Nenhum.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Silmara - Eu levei uma amiga comigo para o cirurgião plástico explicar que deveria procurar por um mastologista. Eu não acreditava que aquilo estava acontecendo comigo, o médico pediu revisão das lâminas pra ter certeza, foi quando saiu novamente que era maligno que fiquei sem chão. Pensei, será que vou morrer de câncer? Sou muito nova, vou ter de vencer essa doença.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Silmara - A maior preocupação foi, será que o câncer está em outros órgãos também. Cada exame que o médico pedia era uma preocupação.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Silmara - Na verdade, tive câncer de mama em 2008 e ele voltou na mesma mama em 2014. Nessa última vez, fiz mastectomia em uma das das mamas e profilática na outra. Na mesma cirurgia fiz a reconstrução das duas. A cirurgia foi em 2014, hoje tomo medicamento via oral e injeção a cada 3meses. A pior parte foi a cirurgia, tinha medo do meu braço inchar.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Silmara - Nunca passei mal com a quimioterapia e durante o tratamento resolvi continuar trabalhar, só parei mesmo no período da cirurgia. Essa foi a pior fase, parece que nunca mais ia voltar ao normal e em uma das mamas não cicatrizou, tive de voltar pra fazer um reparo. Fiquei muito preocupada.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Silmara - Não senti nada, mas o que ajudou muito foi a alimentação.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Silmara - Eu passei pelos melhores oncologistas. Tive muita sorte, hoje qualquer coisa que sinto, mando mensagem para minha médica para compartilhar com ela. Sinto muita segurança.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Silmara - Sim, psicóloga. Na verdade, eu ainda continuo com a psicóloga, pelo menos 1 vez ao mês. Por meio do bate papo com ela, encontrei, venci alguns problemas, principalmente relacionando a autoestima. Fiquei uma fase com recaídas.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Silmara - Ainda continuo. Já respondi acima.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Silmara - Ótima. Trabalho, faço aula de filosofia prática, aula de coral, dedico uma parte do tempo em uma associação de mulheres que tiveram câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Silmara - Eu continuo, não parei nem durante o tratamento. Só fiquei afastada depois da cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Silmara - Sim. Comprei um novo carro automático, com desconto. Também tive a isenção de IPVA
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Silmara - Eu quero muito constituir uma família. Casar, ter filhos. Viajar bastante.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Silmara - Nesse momento sinta- se como um nó de bambu, ele não se quebra com tanta facilidade quanto a gente pensa. Seja positiva sempre.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Silmara - Conheci o Dr. Farina e Luciana Holtz em uma palestra em Sorocaba quando participei de um grupo de terapia lá.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Silmara - Acho que poderiam fazer produzir uma websérie com experiências da pacientes para o mês de outubro.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Silmara - A classe mais baixa sofre com falta de orientação. Vamos levar conhecimento para essa população, com palestras e outros meios de orientação. Nós precisamos de equipamentos para realizar os exames , nós precisamos viver mais, nos ajude!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho