[Câncer de Mama] Sandra Sampaio

Aprendendo com Você
Sandra Sampaio
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Sandra - Tenho 34 anos, sou formada em tecnologia em radiologia, casada, mãe de uma princesa de 10 anos. Sou de São Paulo- SP
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Sandra - No final de 2014 senti fisgadas na mama esquerda, passei no PS da ginecologia e a médica fez exames de toque, mas não sentiu nada. Passei com o meu Gineco em janeiro/2015 também não notou nada no exame físico e não pediu nenhum exame de ultrassom ou mamografia. Em março comecinho de Abril/2015 tomando banho com a minha princesa, ela percebeu que o bico da minha mama esquerda estava "pra dentro" e me avisou eu coloquei a mão e senti um "caroço".
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Sandra - Sim. Retração de mamilo e nódulo.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Sandra - Fiz mamografia que deu inconclusivo e então a masto pediu o ultrassom com o core biopsia, o resultado veio carcinoma ductal invasivo.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Sandra - Senti vontade de me jogar na frente do primeiro ônibus que tivesse passando. Eu trabalho no hospital onde fiz o meu tratamento e diagnóstico. Peguei o resultado da biopsia junto com minhas colegas de trabalho no horário de serviço. Foi punk!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Sandra - Morrer e deixar minha filha.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Sandra - Terminei as quimios em janeiro/2016 a radio em abril/16. Agora estou tomando tamoxifeno e senti muitos enjoos com a quimio vermelha, a radio também me deixava exausta, a pele queimou um pouco no final.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Sandra - O mais difícil acho quefoi a quimioterapia, devido os efeitos colaterais eu perdi todos os pelos e cabelo, minhas unhas ficaram pretas e as dos pés caíram.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Sandra - Senti enjoos, dores e formigamentos nos membros, procurava me alimentar bem com coisas saudáveis mesmo tendo enjoos e bebia muita água.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Sandra - Acho esses médicos muito frios, a minha onco, ao invés de me tranquilizar, as vezes ela me deixa mais encucada, pois nunca sabe responder minhas dúvidas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Sandra - Psicólogo e nutricionista ao longo do tratamento, a gente acaba necessitando.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Sandra - Sim, a terapia é primordial nessa fase devido o medo que temos.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Sandra - Tenho medo a cada exame que vou fazer é uma tortura, na hora de pegar os resultados, procuro viver o mais leve possível. Cuido mais de mim e passei a dar mais valor a vida e a família.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Sandra - Parei no período da quimio, fiquei pelo INSS voltei a trabalhar agora no começo de fevereiro/ 17.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Sandra - Sim, afastamento pelo INSS. O restante é tudo muito burocrático, só funciona na teoria.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Sandra - Viver e viver sem stress.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Sandra - Ter fé é essencial. Acreditar no poder da cura e em Deus e quem pode nos ajudar nesse momento somos nós mesmos!!! A cabeça da gente os pensamentos influência muito..
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Sandra - Buscando informações na Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Sandra - O trabalho de vocês é espetacular, busquei muita informação com vocês acho que hoje precisaríamos que nosso governo desse mais atenção para as pessoas, eles deixam envenenar nossos alimentos e estão acabando com a saúde do povo. Câncer da dinheiro?
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Sandra - Acho que os agrotóxicos e hormônios tinham que ser proibidos nos alimentos e o SUS deveria trabalhar com prevenção ao invés de tratar a doença.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho