[Câncer de Ovário] Sandra Regina Ferras Meyer

Aprendendo com Você
Sandra Regina Ferras Meyer
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Sandra - Tenho 50 anos, sou advogada, tenho três filhas e três netos. Sou casada, moro em Araraquara/SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Sandra - Sentia meu útero inchado, mas isso foi mais ou menos 15 dias antes da primeira cirurgia, antes disso nenhum sintoma.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Sandra - Na medida do possível foi tudo muito tranquilo, assim que foi detectado o câncer, já fiz a segunda cirurgia e logo iniciei a quimioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Sandra - De morrer... E também de não deixar transparecer minha preocupação para meu marido e minhas filhas.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Sandra - Antes de iniciar o tratamento eu fui ao cabeleireiro e raspei a cabeça, coloquei uma peruca e assim fiquei por seis longos meses. Fiz seis ciclos de 21 dias, não tive quase reação nenhuma ao tratamento e em nenhum momento parei de trabalhar, o que me ajudou muito. Tinha acabado de passar no exame da ordem dos advogados quando recebi o diagnóstico e toquei em frente o emprego que tinha e iniciei minhas atividades como advogada. Sempre ia para a quimioterapia sozinha e lá fiz muitos amigos.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Sandra - Só dores nas pernas após a aplicação, graças a deus não tive maiores problemas.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Sandra - Minha oncologista é ótima e faço controle a cada quatro meses. Até o momento está tudo bem, mas ainda faço planos somente a curto prazo. O fantasma do câncer ainda me ronda todos os dias.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Sandra - Não precisei, consegui afugentar o negativismo, a depressão e o medo me dedicando bastante ao trabalho e a minha família. Eu só me lembrava que estava em tratamento para o câncer nos dias da quimioterapia. Acho que a mente tranquila ajuda muito no sucesso do tratamento, não é fácil mas possível.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Sandra - Após três anos levo uma vida normal, faço controle a cada quatro meses e até o momento, graças a deus, está tudo bem, sem qualquer evidencia da doença. Mas hoje vejo a vida de outra forma, tento ser mais paciente e tranquila.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Sandra - Não precisei, mas como advogada, busquei direitos para outros pacientes. Estou me especializando em direito médico para ajudar outras pessoas com câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Sandra - Terminar minha especialização, e fazer algum tipo de trabalho voluntário como advogada.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Sandra - Após três anos levo uma vida normal, faço controle a cada quatro meses e até o momento, graças a deus, está tudo bem, sem qualquer evidencia da doença. Mas hoje vejo a vida de outra forma, tento ser mais paciente e tranquila.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Sandra - Nunca parei de trabalhar, e, ainda iniciei uma nova profissão durante o tratamento, isso me ajudou muito. O trabalho me fazia esquecer que estava doente.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Sandra - Não precisei, mas como advogada, busquei direitos para outros pacientes. Estou me especializando em direito médico para ajudar outras pessoas com câncer.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Sandra - Terminar minha especialização, e fazer algum tipo de trabalho voluntário como advogada.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Sandra - Calma, muita calma... O dia vai amanhecer do mesmo jeito, então é melhor que você use esse tempo para aproveitar a vida ao invés de ficar sentindo pena de si mesma. A medicina evoluiu muito e o diagnóstico de câncer hoje não é sentença de morte. Se estiver trabalhando não pare, não pare sua vida por causa do câncer, lute, encare de frente a doença. Não fique pensando nela, ocupe-se, tenha uma vida normal.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Sandra - Através da internet.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho