[Câncer de Mama] Sandra Nigro

Aprendendo com Você
Sandra Nigro
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Sandra - Tenho 52 anos, sou casada, sem filhos e minha profissão é bancaria.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Sandra - Há 3 anos, fazendo exame de mamografia de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Sandra - Tinha uma displasia na mama direita que acompanhava. Infelizmente, pulei um ano o exame de rotina, não fiz no prazo que deveria fazer e quando foi detectado o tumor já estava com 2cm.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Sandra - Primeiro a escolha de um medico mastologista que me identificasse e me sentisse acolhida, sempre procurei médicos que tratassem da pessoa e não da doença. Segundo, no exame feito na cirurgia uma das causas foi inconclusiva e segundo exame pedido não foi autorizado pelo convenio por não constar na lista da ANS, foi necessário uma briga.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Sandra - Fiquei arrasada, não podia acreditar que no estava acontecendo, acho que a gente nunca acha que acontece conosco. Não conseguia aceitar e acho que passei por todas as fases da negação, questionei Deus e sua justiça, me perguntei varias vezes o que tinha feito de errado e sempre "por que comigo?". Muitas coisas passaram pela minha cabeça, medo de morrer, saudade das pessoas que amava e que deixaria se morresse, que não queria morrer mas acima de tudo que não queria passar por aquilo tudo.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Sandra - Foram varias, mas as principais foram minha mãe, que é muito idosa e já perdeu um filho, tinha que me manter forte para que ela visse que estava tudo bem e não sofresse. Ter condições financeiras de arcar com o tratamento. Me manter bem física e psicologicamente para enfrentar o tratamento e porque não queria que as pessoas tivessem pena de mim.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Sandra - Fiz o tratamento todo em 2012, passei por cirurgia em fevereiro, fiz quimioterapia de março a setembro e radioterapia de novembro a dezembro/12. Hoje faço acompanhamento a cada 6 meses e tomo tamoxifeno. Desde o começo do tratamento tive todo apoio da minha família, marido e irmãs e algumas amigas, isso foi muito importante pois tinha com quem dividir minhas aflições e medos. A quimio me obrigou a me desprender da vaidade porque além de perder o cabelo engordei bastante, meu organismo também mudou bastante, o que mais me incomodava eram as alterações no funcionamento do intestino, o inchaço e todos aqueles efeitos colaterais da quimio. Durante todo tratamento fiz questão de tentar manter minhas atividades rotineiras, continuei trabalhando, indo a academia, saindo com amigos, etc. Isso ajudava a me manter bem.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Sandra - A 2a quimio, da fase branca, me deixou muito inchada, com as pontas dos dedos formigando, perdi a noção de profundidade e as vezes tinha umas falhas de memória. Foi a fase mais difícil porque as vezes não conseguia fazer atividades de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Sandra - Sim, como falei acima, fiquei muito inchada, com os dedos das mãos e pés formigando por meses, perdi a noção de profundidade e algumas falhas de memória.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Sandra - Excelente, ela é uma profissional diferenciada que esteve ao meu lado todo o tratamento e me ajudou muito a entender e lidar com tudo que estava passando.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Sandra - Mastologista que fez a cirurgia me acompanhou todo o tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Sandra - Não, até porque havia feito terapia por 5 anos e minha terapeuta se colocou a disposição se precisasse.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Sandra - Rotina normal, convivo com os efeitos colaterais do tamoxifeno sem crises, depois de 1 ano consegui retornar ao meu peso com dieta e atividades físicas, não parei de trabalhar e meu cabelo está mais bonito que antes do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Sandra - Continuei trabalhando mesmo durante o tratamento, pedi aos meus gestores porque não conseguiria ficar em casa, já durante a recuperação da cirurgia percebi que enlouqueceria se ficasse em casa.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Sandra - Sim, retirei meu FGTS e comprei carro com isenção de impostos.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Sandra - Continuar trabalhando pra poder viajar (o que mais adoro) e começar trabalho voluntário onde possa ajudar pessoas que passam pelo que passei.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Sandra - A medicina hoje esta muito avançada, sempre busque tratamento e seus direitos. Procure apoio nas pessoas que te amam, elas são melhor que terapia. E tenha fé, em você, na cura e em Deus ou naquilo em que acredita.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Sandra - Por meio de pesquisa na internet em busca de informações sobre a doença e meus direitos.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Sandra - Gosto quando vocês fazem enquetes e publicam historias de pacientes, acho que poderiam criar um fórum com pacientes que desejam se comunicar.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Sandra - Primeiro deveria ser melhorado o sistema de saúde publico para que todos tivessem acesso a exames preventivos e um tratamento adequado. Mais campanhas de conscientização e programas de prevenção.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho