[Câncer de Mama] Sandra Giannoni

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Sandra - Tenho 68 anos, sou astróloga há 49 anos, tenho 3 filhos (casados e nenhum neto) e sou de São Paulo, capital.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Sandra - Exame de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Sandra - Até a descoberta, nenhum. Estava ao nível de células e fiz uma mamotomia para implantar os clips de titânio e o médico ter uma referência de onde tirar. Foi bilateral.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Sandra - Nenhuma.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Sandra - Não me abati e pensei: Tenho que correr atrás. Não tive nenhum antecedente na família e o meu câncer foi 80% positivo para hormônio.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Sandra - Socorrer o pessoal da família.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Sandra - O Câncer bilateral foi em julho de 2010 e em setembro de 2014 tive uma metástase axilar à direita. Fiz a cirurgia e mais 30 aplicações de rádio, como da primeira vez. Depois da Rádio, eu e meu onco optamos pela hormonioterapia, já que o resultado do imunohistoquímico foi positivo novamente para hormônios. (90%) Estou em tratamento até hoje e o remédio me deixa muito cansada e com muitas dores no corpo. Realmente, tive que que puxar o freio de mão.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Sandra - Ainda não fiz quimio, mas acredito que esse seja o pior tratamento e estou me preparando para lidar bem com isso. Recentemente fiz exames dos marcadores tumorais e o CEA deu muito alterado (23), repetindo os exames, o CA 15.3 também começou alterar e agora meu Onco está solicitando todos os exames novamente. Tomografia pulmão e abdome, colonoscopia e endoscopia que fiz ontem, cintilografia e ressonância das mamas (que ainda vou fazer). Recentemente o ultrassom das mamas e axilas deu Rads 2. Acho que não precisava repetir tudo isso, mas meu onco solicitou o PetScan e o convênio negou a autorização (embora eu já tenha feito esse exame em setembro/2014).
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Sandra - Sim, a radio me deu muito cansaço e queimaduras e o letrozol me dá muito cansaço e dores no corpo, mas diante disso, resolvi reformular a minha rotina, de acordo com a minha energia. Quem me ajuda muito é o meu clínico geral/endócrino que cuida de mim como um todo, me vendo como um ser com um corpo, emoções, etc. O Mastologista vê as mamas e o onco vê o câncer. Não temos mais o médico que enxerga a gente como gente.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Sandra - É boa, mas acho que esse profissional precisa ter certa frieza para lidar com os pacientes, afinal passa por tantos desgastes que precisa controlar muito o emocional. Mas discutimos o tratamento em conjunto e ele ouve o que tenho a dizer e considera minhas opiniões. Sem queixa!
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Sandra - Meu clínico endócrino (o principal), reumatologista, pnumologista (tenho asma) e agora, conforme os resultados talvez tenha que ver outros profissionais. Lido bem com meus problemas de saúde, não tenho dificuldade de encarar os tratamentos e não gosto que me escondam nada.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Sandra - Não senti necessidade, sou reikiana mastrer, trabalho também com Magnified Healing e sou muito ligada à espiritualidade.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Sandra - Minha vida está muito boa! Trabalho com os atendimentos durante a semana, Aplico Reiki à noite para quem me pede, nas sextas -feira (meu day off), vou para o centro da cidade num Atelier e me dedico o dia toda à pintura (pinto acrílico e aquarelas Aos finais de semana sempre tenho cursos, palestras ou seminários e quando estou muito cansada, respeito meus limites e me dedico à leitura, futebol (que adoro) e à família que está sempre comigo me dando todo apoio e suporte. Eles são maravilhosos. Não tenho queixas e acho até que sou muito abençoada de ter tido um câncer depois dos 60 anos quando não tenho mais que me dedicar a nada a não ser a mim mesma e ao maridão.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Sandra - Continuo firme e forte, mas respeitando minhas energias como já disse. Vou diariamente para o escritório, mesmo se não tenho atendimentos. Nos meus tempos mais livres também me dedicou aos estudos, pois sou uma eterna buscadora.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Sandra - Acho que sim! Tive isenção do rodízio durante a rádio, sei que poderia ter isenção de aquisição de impostos na aquisição de carro, mas não dirijo. Agora vou ter que correr atrás de um advogado para uma liminar junto ao convênio para realizar o PetScan.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Sandra - Primeiro verificar qual será o resultado dos exames que estou fazendo e verificar quais são as providências que deverão ser tomadas. Divido meu escritório com minha filha que é cake designer e ela e o marido estão indo morar fora do país. Assim, ficarei com um espaço ocioso e estou pensando em preenche-lo com aulas de astrologia, abrir um centro terapêutico e convidar profissionais ligados á área para cursos e palestras. mas talvez tenha que ficar para o próximo ano.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Sandra - Não veja isso como castigo, lembrando que pode acontecer com qualquer pessoa. Busque alternativas que reforce muita a sua força, coragem e fé. Manter o amor no coração e acreditar que não há dificuldade sem solução. Afinal, o corpo pode esta doente, mas a alma é sempre sã e ela sempre sabe o que é melhor para a gente (viu só: otimismo é tudo na recuperação)
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Sandra - Pesquisar na internet, desde 2010 quando tive o câncer pela primeira vez!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Sandra - Continuem com essa postura esclarecedora! Você são ótimos e gratidão por todos os esclarecimentos e pelas "trocas".
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Sandra - Atendimento e tratamento público para todos e não só para quem pode pagar um convênio (mesmo sacrificando outras prioridades). A pessoa demora meses para fazer um exame e mais outros tantos meses para o médico ver os exames!!!! Nossos políticos brincam com a nossa saúde, só que quando precisam de atendimento recorrem aos hospitais de ponta!!!!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho