[Câncer de Mama] Rosângela Gomes

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Rosângela - Meu nome é Rosângela, tenho 56 anos, trabalhava como vendedora naquele período para manter minhas obrigações. Minha principal atividade profissional sempre foi dentro da área de Hotelaria e Turismo por longos anos. Não tenho filhos, sou solteira, voltei a morar em Mesquita, RJ, com minha família no final de 2010 devido a descoberta do Ca de Mama. Operei em Abril/2011 e estou no meu 4 rastreamento ainda.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Rosângela - Fiz uma mamografia de rotina em Julho/2010, e, já apresentou sinais não evidenciados nas mamografias anteriores de 2009/2008. Após analise de um médico Mastologista em Agosto/2010 , ele recomendou que retornasse em Dezembro/2010 ainda para repeti o mesmo exame de mamografia. Só foi feito somente em Janeiro/2011 pois eu queria passar o Natal e Ano Novo 2010 sem querer pensar na possibilidade da doença. Aí em Janeiro/2011 tomei coragem e repeti o exame de mamografia e não deu outro resultado daquele que eu já esperava. Recomendava: Biopsia (B-Raids: 4).
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Rosângela - Tinha um dor sim no peito esquerdo. Achava que era pontadas no coração e que poderia infartar , mas minha mãe dizia sempre que coração não doí e que poderia ser gazes. Sentia as pontadas fortes mesmo. No meu caso asseguro que acusava dor sim.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Rosângela - Não tive dificuldades não,devido ter vários encaminhamentos de amigos médicos (Ginecologista + anestesista) amigos da minha família que trabalham juntos. E foram eles juntos que me ajudaram a ter a minha primeira avaliação com um Mastologista. Daí em diante (Janeiro/2011), esses amigos médicos como trabalham em vários hospitais pelo SUS. Me deram variam encaminhamentos para dar entrada de pedido para vários hospitais com procedimento normal passando pelo setor de Ginecologia e/ou mastologia já que eu já estava com um resultado de mamografia recomendando Biopsia. Em Fevereiro/2011 consegui consulta em um determinado hospital e em março/2011 já dei entrada no INCA/Vila isabel-RJ e em 25 Abril/2011 já estava operada da Mama esquerda.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Rosângela - Meu Diagnóstico foi:Carcinoma Ductal in Situ. Nem sei te responder ao certo. Pavor, Medo e vou morrer.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Rosângela - Se daria tempo de me tratar, visto que não tinha ideia sobre gravidade do meu CA de Mama. Se era invasivo ou não. Medo de metástase. Minha Mãe há 1 ano atrás em 2009 tinha acabado de retirar a Mama Direita. Já tenho histórico. Meu pai em 2003 morreu de Leucemia. Achei que tinha chegado a minha hora e entrei em depressão e me trato até hoje com médico psiquiatra.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Rosângela - Sim. Já Fiz : 25 sessões de Radioterapia no período de 2011 para 2012. Só continuo fazendo rastreamento no INCA(Vila Isabel) desde aquela época até então. Este ano 2016 fiz meu 4 rastreamento. Já sei que não vou ser liberada a partir de 2017 onde farei o meu 5 rastreamento de Deus quiser. Depois será de 2 em 2 anos . Achei que seria liberada pelo hospital depois do 5 e ultimo rastreamento.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Rosângela - Todos os tratamentos são difíceis. Eu só precisei fazer Radioterapia. As Sessões são dolorosas. A mama a ser tratada fica avermelhada. Parece que você sofreu queimadura. A dor é insuportável. O sol te incomoda andar na rua normalmente. Eu durante o tratamento de radioterapia andava de Guarda Sol parecendo uma louca.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Rosângela -
    Sim. Desconforto total conforme descrito acima. O que me ajudou foi me espelhar na minha mãe que já tinha passado pelo que eu estava passando e ela estava de pé.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Rosângela - Foi ótima sempre em todas as consultas. Agora as revisões são com Mastologistas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Rosângela - Fora do INCA não. Tenho amigos médicos (ginecologista e anestesistas) marido e esposa que trabalham juntos em cirurgias em vários hospitais que me ajudaram no meu encaminhamento para vários hospitais conforme mencionado. Foram eles que me ajudaram na descoberta da minha doença. Eu fiz o resto. Corri atrás de hospital em hospital procurando atendimento.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Rosângela - Sim, precisei. Como disse anteriormente achei que poderia morrer. Faço tratamento com Psicólogo e Psiquiatria. Acabei de ter consulta com Psiquiatra dia 18/11/2016 (remédio controlado para ansiedade e dormir) senão não consigo dormir não. Desde 2012 quando terminei a Radioterapia eu faço tratamento Psiquiátrico.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Rosângela - Que vida? Não tenho graça para mais nada nessa vida. Me olho no espelho e me sinto mutilada. Que vida?
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Rosângela - Como posso voltar a trabalhar fora com tantos tratamentos que preciso fazer. A cada hora um problema de saúde. Já fiz uma Histerectomia total em 2014(mioma crescendo sem fundamento e com risco de ser maligno) para prevenir , a ginecologista achou melhor melhor retirar tudo logo pois alegou menos um problema de Cancêr Ginecólogico. Fora outros casos que estou anualmente investigando: Polipos em Colonoscopia , Polipos em Endoscopia digestiva. Já fiz duas cirurgias na mão direita (Sindrome do Tunel do Carpo e outra de Dedo em Gatilho-Tenólise)e ainda estou fazendo terapia ocupacional no INTO_Caju-RJ. Onde operei em 2014 e 2016.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Rosângela - Sim, auxílio doença.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Rosângela - Sair disso tudo. Melhorar de saúde e poder voltar a me sentir gente novamente.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Rosângela - Ter força para enfrentar e não ficar chorando o tempo todo como eu fiquei. Muita Fé que tudo vai dar certo e o apoio da família e amigos e muito importante.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Rosângela - Pelo site.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Rosângela - Continue com pesquisa que nos ajudam bastante. É importante sabermos que do outro lado tem vocês que se preocupam com nosso estado de saúde .
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Rosângela - No meu caso eu consegui logo êxito no meu diagnóstico e posterior tratamento. Mas há casos em que pacientes ficam muito tempo aguardando por um atendimento. Deveria haver mais Hospitais especializados nessa área para tratar qualquer tipo de câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho