[Câncer de Mama] Pamela Sanches

Aprendendo com Você
Pamela Sanches
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Pamela - Tenho 27 anos, sou Psicóloga e atuo como Analista de RH num Hospital. Não tenho filhos. Sou recém casada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Pamela - Senti um caroço estranho e resolvi ir ao médico para fazer os exames. Através da biopsia fui diagnosticada.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Pamela - Sinais sim, sintomas não. Senti uma área toda mais dura na mama esquerda, achei estranho mas até demorei para agendar o médico.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Pamela - Dificuldades no agendamento dos exames, na demora, o momento do exame....
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Pamela - Eu mesma vi meu diagnóstico, abri o exame e joguei na internet. Mas achei que quando estivesse cara a cara com o médico ele me diria: "Pamela sua doida você não tem nada". Mas isso não aconteceu. Senti um desespero muito grande, uma vontade de esmurrar a parede e blasfemar. Porque Eu?!? Sou uma pessoa boa, não faço mal pra ninguém, trabalho duro, pago minhas contas, não sou corrupta, que que eu fiz? Pensei em muita coisa. Mas pensei muito que iria ficar careca e meu casamento iria terminar. Pensei também que iria morrer, parece que você fica condenada quando recebe esse diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Pamela - Saber o que tinha que fazer pra começar o tratamento rápido.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Pamela - Estou no 3 ciclo de quimioterapia, tenho mais 3 pela frente e depois cirurgia. Ainda não sei se farei radioterapia, espero que não mas estou muito disposta a fazer tudo que for necessário para ficar curada pra sempre. Não esta sendo fácil, todos os sintomas e incômodos, cansaço, enfim... Muito difícil! Mas não podemos desistir. Vamos chorar, gritar, sofrer, sentir dor, mas vamos aprender muito nesse processo.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Pamela - Quimioterapia com certeza. São tantos efeitos que nem sei numerar. Ele te tira do eixo, tira sua feminilidade, sua essência de mulher.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Pamela - Sim, senti vários. Cansaço, diarreia, enjoo, fadiga, falta de apetite e paladar péssimo. Tento me preservar nos dias que me sinto pior, fico quietinha em casa e sempre tenho alguém pra me ajudar com a comida. Caminhadas são boas pra relaxar o corpo que dói muito, tento buscar disposição. Para me ajudar nesse processo criei um blog para escrever quando estivesse triste e angustiada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Pamela - Nossa relação é ótima. Adoro meu médico, me sinto muito a vontade com ele. Sempre mando mensagens pra ele me tirar duvidas. Confio plenamente no Dr. Rafael Kaliks.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Pamela - Vou começar terapia, acho que será fundamental para melhora no meu processo. Fui também na geneticista, pois tenho apenas dois casos na minha família e vamos estudar porque tive isso tão jovem.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Pamela - Vou começar segunda feira.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Pamela - Esta bem, grandes mudanças. Tento não ficar muito "psica" com tudo. Tento levar a vida quase normal, tem coisas que não faço mais. Mas o mais legal é ver todo mundo ao meu redor mais maduro, vendo a vida diferente e valorizando mais outras coisas. Inclusive eu.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Pamela - Continuo, mas apenas meio período devido a alimentação. Almoço em casa.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Pamela - Sim, retirei meu FGTS. E se tiver direito ao desconto no carro, com certeza trocarei o meu.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Pamela - Sem projetos por enquanto. Quero apenas terminar o tratamento e ir a um restaurante japonês. Vou retomar meus projetos no trabalho, voltar a estudar, e ter uma segunda profissão.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Pamela - Olha, você vai sentir o chão abrir e você vai cair bem lá no meio. Lá em baixo terá uma fogueira que irá te queimar e te fazer sofrer mais um pouco. Grite, chore, esmurre. O mundo acaba de mudar pra você e não da pra ficar normal com essa notícia. Seja forte para agendar seus exames, fazê-los e seguir a diante. Ainda não terminei meu tratamento, mas já sei que você ira sentir dores, dores todos os dias em todos os lugares, na alma principalmente. Elas irão passar... Se apoie na sua família e naquele amigo que sempre estará ao seu lado. Será apenas um, pode apostar. Se tiver casado será o.momento dr saber o que é Amor de verdade. Conte até 10 mas não deixe de surtar se tiver vontade. Faça o que tenha vontade, peça desculpas, diga eu te amo e cuide da sua cabeça e do seu corpo. Adote um animal, eu fiz isso e me ajudou muito. Seja feliz, respire e sinta o cheiro do vento. Viva, você está vivo!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Pamela - Uma colega que teve CA me indicou.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Pamela - Acho que nenhuma. Mas gostaria de ler mais sobre artigos que calculam há quanto tempo o tumor esta em nós. Fiquei curiosa em saber.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Pamela - Mamografia para todas as mulheres, independentes de idade e histórico. Sou exemplo disso. Mais especialistas e exames a curto prazo.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho