[Câncer de Mama] Natália Munhoz

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Natália - Meu nome é Natália, tenho 28 anos, sou casada, mãe de uma linda menina de 3 anos e moro em Araçatuba, interior de são Paulo.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Natália - Em uma divertida brincadeira com minha filha, ela caiu com o cotovelo sobre minha mama esquerda e senti dor no momento, porém pensei ser apenas dá pancada mesmo. Alguns dias se passaram e continuei sentindo o incomodo e também notei um nódulo, fui fazer uma mamografia (apenas por desencargo de consciência) que não apresentou absolutamente nada, insisti e fiz a ultra que apresentou um nódulo medindo 1,7 cm de aspecto benigno, porém, foi solicitado a punção (mais uma x por desencargo de consciência) e então no dia 05/12/16 tive a conclusão (carcinoma ductal invasivo) inicial.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Natália - Sentia uma coceira na mama + leve, sensação de como se fosse vazar o leite (comparei com a mesma sensação que sentia quando amamentava e vazava) dor na mama na região onde se encontrava o nódulo e incomodo na axila, ou próximo a ela.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Natália - Demora em marcar a punção, foram 6 meses de espera.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Natália - Senti o chão sumir, obtive como uma sentença de morte, só pensava na minha filha.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Natália - Hj estou bem quanto a tudo me preocupo apenas porque vejo muitas pessoas enfrentando uma recidiva.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Natália - Até o momento realizei apenas a cirurgia, foi feito quadrante por irei refazer pois ficou um pequeno foco e médico e eu achamos melhor tirar tudo, foi feito tbm esvaziamento axilar essa é a parte mais delicada.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Natália - O esvaziamento axilar, pelas dores e limitações.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Natália - A vontade de vencer e ver minha filha crescer supera qualquer outro efeito.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Natália - Cumplicidade.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Natália - Aguardando a nova cirurgia, ainda em recuperação, pois tem apenas 28 dias.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Natália - Estou afastada pós cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Natália - Após minha liberação vou dar continuidade a um trabalho que já iniciei hoje, ajudar as pessoas com esse diagnóstico (normal) porém ainda visto com tanto pavor!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Natália - Acima de tudo fé! Saiba q Deus estará sempre contigo por onde andares, busque forças, vc tem acredite em mim! Isso hj não é uma sentença de morte (graças a Deus) a medicina está avançando muito! A vida é frágil para todos, não somente para nós é fomos diagnosticados com câncer, se fizermos uma análise quantas pessoas se foram desde q eu descobri que estava com a doença? E quantas delas tinham câncer? Podemos partir a qlqr momento, isso a Deus pertence, mas o câncer me deu a oportunidade de lutar pela vida! Me fez enxergar o quanto damos valor demais a coisas pequenas e esquecemos o q realmente importa! Viver ao lado de quem amamos! Hj sim sou a pessoa q merece essa vida! Hj sei valorizar cada minuto! Hj eu mereço viver graças ao "câncer" q me mostrou o quanto egoísta podemos ser sem perceber! Hj não disperso meu valioso tempo brigando ou odiando alguém, usou meu tempo pra ser feliz! É só o q me importa! Eu tive câncer porém ele nunca vai me ter! Obrigado pela oportunidade!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Natália - Pesquisas em Google.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Natália - Burocracia e demora! A doença não espera.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho